Logomarca

BLOG

Sebrae apresenta resultados do Programa Território Empreendedor

Imagem Destaque Sebrae apresenta resultados do Programa Território Empreendedor

Sebrae apresenta resultados do Programa Território Empreendedor
marcialopes

Durante quatro dias, 45 gestores do Sistema Sebrae de 13 estados estarão reunidos na Chapada dos Veadeiros para avaliar a experiência-piloto do Programa Território Empreendedor. A intenção é conhecendo in loco as cores e formas das paisagens, a força das águas e da natureza, a cultura e a história dos povos que habitam a região, localizada no Nordeste Goiano. A visitação teve início na Câmara de Vereadores de São João d´Aliança e segue até sábado (23).

O município, que fica a 356 km de Goiânia e a 154 km Brasília, é considerado o “Portal da Chapada dos Veadeiros”, polo turístico conhecido por suas cachoeiras, cânions, cavernas e paisagens naturais. Juntamente com os municípios de Teresina de Goiás, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás e sua Vila de São Jorge, a região integra o Programa Território Empreendedor Nordeste Goiano.

O Sebrae Nacional propôs a versão piloto do Programa Território Empreendedor e convidou seis estados para participar: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Desde o ano passado, os gestores trocam informações sobre as ações nos territórios em reuniões nas capitais. “Nesse quarto encontro, nós, do Sebrae Goiás, propusemos que todos conhecessem e ouvissem os resultados dos próprios atores dos territórios, que são os agentes públicos, os empresários e representantes da sociedade civil organizada”, explicou a gestora do Programa Território Empreendedor no Sebrae Goiás, Elaine Moura.

Além desses estados, gestores do Sebrae do Espírito Santo, Bahia, Pará, Sergipe, Maranhão, Alagoas e Pernambuco também vieram conhecer e levar na bagagem a experiência de Goiás porque vão aplicar o programa em 2024. O encontro contou com a participação da prefeita do município, Débora Domingues, do prefeito de Flores de Goiás, Altran Lopes Avelar Nery, e de integrantes do Projeto LIDER Nordeste Goiano dos municípios de Mambaí (Bruno Fabrício Lopes de Queiroz e Iasminy Berquó), Posse (Ronaldo da Silva, da Universidade Estadual de Goiás-UEG) e de São João d´Aliança (secretária de Assistência Social e Cultura, Lilian Ferreira), além do representante do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Nordeste Goiano (CISBANGO), João Orestes. Eles apresentaram os avanços e os resultados da integração entre lideranças do poder público, setor privado e o terceiro setor.

A prefeita de São João d´Aliança, Débora Domingues: de cidade de passagem para cidade de destino (Foto Edmar Wellington).

O Projeto LIDER Nordeste Goiano foi desenvolvido durante dois anos com apoio do Sebrae Goiás, abrangeu 21 municípios e trabalhou com os macro-objetivos Ambiência Favorável aos Negócios e Empreendedorismo; Infraestrutura; Sistema de Produção de Alimentos; e Turismo, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Agora, com o Território Empreendedor, a região vai avançar nas metas e projetos traçados.

A prefeita Débora Domingues contou que São João d´Aliança era conhecida apenas como cidade de passagem, mas que atualmente é uma cidade de destino. “Temos a maior cachoeira do Centro-Oeste (Cachoeira do Label), o maior cânion, o maior trecho de rafting, solo fértil, clima bom, muita água e estamos inseridos na rota turística da região”, explicou. Segundo ela, com o apoio do Sebrae e de iniciativas como o Projeto LIDER e o Programa Território Empreendedor, o município vai deixar de ser chamado de “corredor da miséria” para “corredor da prosperidade”.

“É importante trabalhar de forma integrada para que todos possam ter um desenvolvimento econômico, social, ambiental e sustentável. E estamos investindo muito em infraestrutura, no zelo com a cidade para que desperte nas pessoas daqui o sentimento de pertencimento e possam fomentar nossos produtos”, enfatizou.

Presidente do Fórum de Turismo do Nordeste Goiano e da Associação do Nordeste Goiano, Bruno Fabrício Lopes de Queiroz: transformação (Foto Edmar Wellington).

O presidente do Fórum de Turismo do Nordeste Goiano e da Associação do Nordeste Goiano, Bruno Fabrício Lopes de Queiroz, de Mambaí, avalia que o Projeto LIDER foi uma das maiores iniciativas de desenvolvimento territorial que ele já teve conhecimento até hoje. “É impressionante a metodologia, a forma como ela é aplicada, que consegue envolver, sensibilizar e ao mesmo criar soluções apropriadas para cada situação. E envolver todas as forças que possuem poder decisório potencializa os resultados positivos”, afirmou. Bruno ressalta que apresentar esses resultados para um grupo tão seleto é motivo de muito orgulho, mas também de muita responsabilidade. “Estamos no nosso território, mostrando nossas conquistas e propondo soluções e práticas que deram certo. Isso é engrandecedor.”

Para o gerente regional do Sebrae do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, o Projeto LIDER foi realmente um marco na história da região porque uniu duas microrregiões, Chapada dos Veadeiros e Vão do Paranã, que historicamente se viam e atuavam de forma isolada. “Agora as duas regiões trabalham juntas com uma agenda para o desenvolvimento da região, tanto na iniciativa privada, como no setor público e o terceiro setor. Todos estão observando os desafios e as oportunidades, e com o encerramento do Projeto LIDER, o Programa Território Empreendedor vai manter esta chama acesa e continuar desenvolvendo vertentes como sustentabilidade, inclusão produtiva e em outras áreas prioritárias”, explicou.

Charles Dumaresq, Cléber Chagas, Elaine Moura e Priscila Vilarinho, do Sebrae Goiás: suporte ao desenvolvimento regional (Foto Edmar Wellington).

O programa

O Programa Território Empreendedor possui uma metodologia criada pelo Sebrae Nacional que visa apoiar as lideranças de cada território para colocar em prática a agenda de ações que foi planejada pelos participantes do Projeto LIDER. O programa propõe três fases: a primeira se chama “Nosso Território”, que é um processo de levantar informações e dados de determinada região para, a partir daí, pensar o processo de desenvolvimento.

Na segunda fase, chamada “Conexões e Oportunidades”, os municípios que não passaram pelo Projeto LIDER têm a oportunidade de aplicá-lo para a formação de lideranças e a elaboração da agenda. A terceira etapa é chamada de “Transformação”, que é a que o Nordeste Goiano está experimentando. “Nas falas dos líderes é possível perceber que os projetos gestados já estão acontecendo e transformando a realidade das localidades. Isso mostra que o trabalho de governança tanto na implementação de políticas públicas como no empreendedorismo tem sido colocado em prática, gerando emprego e renda”, explica Elaine Moura.

Ela enfatiza que o Sebrae age como agente facilitador do processo, mas quem realmente faz a transformação e as articulações, quem idealiza os projetos e quem conhece o território são essas lideranças.

Depois das apresentações das lideranças do dia, o grupo conheceu a Sala do Empreendedor de São João d´Aliança, que foi inaugurada há um ano, e participaram de uma degustação dos produtos do Sítio Boca do Mato, da líder Iasminy Berquó.

Visitantes também conheceram a Sala do Empreendedor da cidade, importante ponto para os micro e pequenos negócios (Foto Edmar Wellington).

Líder de sucesso

Iasminy Berquó, empresária de Mambaí, município a 512 km da capital goiana e a 308 km de Brasília, proprietária de uma agroindústria de alimentos sem conservantes (pastas, geleias, licores e cremes à base de pequi e baru) no Sítio Boca do Mato, foi uma das líderes que apresentou resultados da sua participação no projeto. Segundo ela, a produção começou caseira e pequena e, aos poucos, ganhou força e atualmente vende para todo o Brasil, sendo que os produtos já chegaram até na Suíça. Agora ela se prepara para um novo desafio que é a exportação.

Iasminy Berquó, do Sítio Boca do Mato, se desenvolveu por meio do Projeto LIDER e agora representa um case de sucesso (Foto Edmar Wellington).

“O projeto trouxe uma conexão entre os participantes, o que possibilitou parcerias importantes e a união de pessoas em prol do fortalecimento das vocações do município e do meu empreendimento”, ressalta a empresária. O Sítio Boca do Mato não ficou apenas com a agroindústria de alimentos. O local é um complexo que também oferece hospedagem integrada à natureza, trilha interpretativa (enxergar o Cerrado) e o “Pequinique”, que oferece ao turista uma experiência de degustar os produtos produzidos no sítio à sombra de um jatobá centenário.

A expectativa de Iasminy é ver a região mais conhecida por todo o Brasil, gerando riquezas para as comunidades locais, que são regiões muito ricas em populações tradicionais, assentamentos rurais e extrativistas do Cerrado. “Fortalecer toda essa cadeia produtiva e também o turismo da região para que o Brasil e o mundo conheçam esse paraíso que é o Nordeste Goiano.”

Programação

Nesta quinta (21) pela manhã, está sendo a vez dos gestores dos estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul apresentarem as suas experiências. No período da tarde o grupo vai se deslocar para Alto Paraíso de Goiás para uma visita técnica à Aldeia Multiétnica e, em seguida serão recepcionados pelas autoridades locais. O dia conta também com a apresentação da Rota de Saúde & Bem-estar, com Priscila Vilarinho, gestora Estadual de Turismo do Sebrae Goiás. O encontro continua até o próximo sábado e vai passar pela Vila de São Jorge e pelos municípios de Teresina de Goiás e Cavalcante.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros abrange oito municípios goianos, e conta com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que é um dos principais destaques da região, oferecendo uma variedade de trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.611 hectares. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d’água, além de cavernas, cânions, e rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens que se alteram ao longo das estações. O parque é listado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco por ser uma área de preservação excepcional do Cerrado – um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo.

Saiba mais sobre o Projeto LIDER clicando aqui.

Saiba como o Sebrae contribui para o desenvolvimento dos territórios clicando aqui.

Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

Powered by WPeMatico

Política de Privacidade
  1. Introdução

Nós somos comprometidos com a segurança dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade durante toda a sua jornada dentro do Beatriz Madeiras, desde quando você realiza o cadastro na nossa plataforma até o suporte quando você se torna nosso cliente! O tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar a você os nossos serviços e ao continuar utilizando esta plataforma você está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo e nos termos desta Política de Privacidade ("Política"). Você, ao aceitar os termos desta Política, concorda, expressamente, em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será responsável pelos danos, diretos ou indiretos, que cause fornecendo dados falsos ao Beatriz Madeiras ou a terceiros. Para saber mais informações acerca das condutas esperadas dos usuários Beatriz Madeiras acesse nosso Termos e Condições de Uso.

Esta Política se aplica à todos Usuários do Beatriz Madeiras. O acesso ou uso da plataforma Beatriz Madeiras por menores de 18 anos não emancipados é expressamente proibido. Ao utilizar o Beatriz Madeiras você garante que é capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

  1. Quais dados nós coletamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD considera dados pessoais aqueles que identificam ou tornam uma pessoa identificável. Nós coletamos os dados pessoais necessários para prestar nossos serviços e ofertar produtos a você. Para isso coletamos: Dados de identificação – São os dados que identificam você como o seu nome completo, e-mail, telefone, endereço, CEP, CPF, RG, data de nascimento e senha. Dados de navegação – São os dados que são gerados através do uso de nossas plataformas, como: endereço IP, provedor de navegação, conexão de rede, cookies, dados de geolocalização quando autorizados em seu dispositivo, sistema operacional de seu dispositivo, desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, serviços acessados, interações realizadas e ID do seu dispositivo. Dados de terceiros – São os dados que podemos obter através de fontes públicas, prestadores de serviços ou de nossos parceiros, sempre de acordo com a legislação brasileira, por exemplo: seu histórico de crédito, scores gerados por bureaus de crédito, restrições financeiras, dados necessários para viabilizar operações financeiras, realizar a complementação de dados informados e atender às suas demandas. Você pode consultar as Políticas de Privacidade dos terceiros com os quais interage nos próprios websites desses. Dados biométricos – São os dados necessários para garantir a validação da sua identidade e prevenir que não ocorram fraudes em seu nome, por exemplo: a selfie que pedimos que você tire junto ao seu documento oficial para certificarmos a sua identidade. Os dados biométricos são considerados dados sensíveis e quando formos realizar o tratamento desses dados avisaremos você.

  1. Para que nós utilizamos os seus dados?

Para identificar e autenticar você adequadamente em nossa plataforma. Para manter seu cadastro atualizado e contatarmos você por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros meios de comunicação.• Para cumprir com os termos e condições desta Política bem como os Termos de Uso de nossos produtos e serviços.• Para atender às suas solicitações e dúvidas em nossos canais de atendimento.• Para informar você sobre as novidades, novas funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes do Beatriz Madeiras.• Para enviar mensagens sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.• Para conhecer você, continuar inovando, aprimorando e desenvolvendo nossos produtos.• Para informar você sobre mudanças em nossos termos, serviços ou políticas (incluindo esta Política). • Para melhorar cada vez mais a sua experiência de uso em nossas plataformas.• Para produzirmos estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos apropriados e necessários para oferecer à você nossos serviços, sendo que, sempre que possível, os seus dados serão anonimizados para essas finalidades.• Para exibir publicidade a você nas nossas plataformas ou em sites terceiros.• Para customizar os conteúdos e a publicidade que mostramos em nossas plataformas.• Para recomendar a você nossos serviços e produtos, incluindo serviços de terceiros que possam ser do seu interesse.• Para criar um perfil sobre você, personalizando a sua experiência em nossos serviços.• Para monitorar atividades e tendências de uso.• Para mensurar interações e audiência dos Serviços.• Para reconhecer e acompanhar a sua navegação.• Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

  1. Dados pessoais necessários para a prestação de nossos serviços e ofertar produtos

  • Para confirmar e completar os seus dados, conforme a relação estabelecida com você.
  • Para prevenir fraudes e garantir a você segurança na prestação de nossos serviços e no oferecimento de nossos produtos.
  • Para execução dos contratos ou para procedimentos pré-contratuais.
  • Para atender suas demandas relacionadas a execução de nossos produtos ou serviços.
  • Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como, exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
  1. Com quem seus dados podem ser compartilhados? 

O Beatriz Madeiras poderá compartilhar os seus dados com terceiros que possuem padrões de segurança e confidencialidade adequados e aptos para proteger os seus dados. Entre esses terceiros estão: Parceiros de negócio – Podemos compartilhar os seus dados com nossos parceiros para ofertar nossos serviços à você, ampliar e desenvolver nossos negócios. Prestadores de serviços de marketing – Utilizamos serviços de marketing para oferecer à você anúncios que sejam do seu interesse, enviar e-mail marketing, telemarketing, mensagens pelo aplicativo WhatsApp, notificação instantânea de push, entre outros canais de comunicação. Prestadores de serviços de tecnologia – Podemos compartilhar seus dados para aprimorar nossas plataformas, armazenar dados e para obter suporte técnico e operacional aos nossos serviços. Bureaus de crédito, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito – Utilizamos esses serviços para processar pagamentos realizados em decorrência do uso de nossos serviços ou produtos, cumprir com obrigações contratuais, prevenir atividades ilegais, suspeitas ou fraudulentas, garantir a prevenção à fraude e a segurança dos nossos usuários. Autoridades Governamentais – Seus dados poderão ser compartilhados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para execução de contratos, para o exercício de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e para garantir a prevenção à fraude. Você – Para garantir o atendimento aos seus requerimentos e nossa transparência sobre como tratamos os seus dados pessoais.

  1. Seus direitos e como exercê-los

Confirmação de tratamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a confirmação do tratamento de seus dados pessoais. Acesso aos dados – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras o acesso aos dados pessoais que possuímos relacionados a você. Correção de dados pessoais – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a correção de dados que estão incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo corrigi-los ou complementá-los. Para realizar a correção poderemos requerer que você apresente um documento comprovando a veracidade dos novos dados informados. Anonimização, bloqueio ou eliminação – Caso os seus dados estejam sendo tratados de forma desnecessária, em excesso para a finalidade do tratamento ou em desconformidade com as disposições da LGPD, você poderá solicitar que o Beatriz Madeiras realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Para isso, deverá restar comprovado de fato que houve excesso, ausência de necessidade ou desconformidade com a LGPD nas atividades de tratamento do Beatriz Madeiras. A eliminação de dados essenciais para o uso da plataforma implicará no término de seu cadastro junto ao Beatriz Madeiras. Eliminação dos dados tratados com o consentimento – Você pode solicitar a eliminação dos dados tratados com base no seu consentimento, sendo que esses serão eliminados desde que não sejam necessários para a prestação dos nossos serviços ou para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Informação acerca do compartilhamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras informações das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o compartilhamento dos seus dados. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa – Caso seja indispensável o seu consentimento para acessar determinado produto ou serviço do Beatriz Madeiras, você pode solicitar a nós informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e quais são as negativas decorrentes desta ação. Revogação do consentimento – Caso você tenha fornecido o seu consentimento para o tratamento de dados, você poderá revogá-lo a qualquer tempo. Destacamos que isso não quer dizer que nós não podemos mais tratar os seus dados, estes poderão ser tratados de forma anonimizada ou com base em outra hipótese autorizativa legal que respalde o tratamento. Decisões automatizadas – Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de dados e a indicação dos critérios utilizados nessas decisões, observados sempre os segredos comercial e industrial do Beatriz Madeiras. Portabilidade de dados – Após a regulamentação desse direito pela Autoridade competente segundo a LGPD, você poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Caso você queira exercer algum desses direitos acima expostos, entre em contato conosco através do nosso canal. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

  1. Por quanto tempo guardamos seus dados?

Nós guardamos os seus dados pelo período necessário para desempenhar as finalidades pelas quais foram coletados, cumprir com obrigações legais ou regulatórias e exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso o Beatriz Madeiras não tenha a necessidade de manter os seus dados armazenados, eles serão objeto de anonimização ou exclusão. 

  1. Segurança dos dados

Adotamos medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados da forma mais íntegra possível. Além do compromisso dos nossos colaboradores com o sigilo e da seleção criteriosa e do monitoramento de nossos prestadores de serviço, também garantimos a proteção de seus dados através da implementação de procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para mantê-los seguros aqui no Beatriz Madeiras. Também, sempre que possível, os seus dados serão tratados de forma anônima, o que quer dizer que não será possível identificá-lo no conjunto de dados que estamos tratando.

  1. Transferência Internacional de Dados

Alguns dos dados pessoais que coletamos, ou todos eles, poderão ser objeto de transferência internacional, por exemplo, para o compartilhamento e o armazenamento em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. O Beatriz Madeiras observa todas as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

  1. Entre em contato conosco

Nós somos o Controlador dos dados pessoais que tratamos, de acordo com a LGPD, estamos identificados como: Beatriz Madeiras. Entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber comentários ou reclamações. Caso você não queira mais receber nossas comunicações de marketing por e-mail, basta você clicar no link “unsubscribe” que está disposto ao final dos e-mails que enviamos para você. Você também pode gerenciar as mensagens que recebe através do nosso gerenciador de notificações disponível tanto no aplicativo quanto na web. Lembre-se de que, mesmo desativando o recebimento de comunicações de marketing, ainda poderemos continuar entrando em contato com você para realizar demais comunicações referentes à produtos ou serviços Beatriz Madeiras que você utiliza.

  1. Mudanças na Política de Privacidade

Buscamos constantemente melhorar nossa Política e aprimorar nossos produtos e serviços para você, essas mudanças poderão ser refletidas nesta página. Por isso, antes de usar os nossos serviços dê sempre uma olhadinha aqui! Nós avisaremos você sobre as alterações que fizermos, seja através do envio de e-mail, mensagem pelo aplicativo Whatsapp, notificação instantânea (push) ou por outros meios. Isso implica que você está ciente e têm conhecimento dos termos aqui dispostos.