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Qual a diferença entre bloco K x bloco H?

Imagem Destaque Qual a diferença entre bloco K x bloco H?

Saiba algumas diferenças e o que é informado em cada bloco no SPED abaixo:

Qual a diferença entre bloco K x bloco H?

  • Bloco K: Posição mensal do estoque final escriturado do período de apuração. NÃO INFORMA VALORES MONETÁRIOS apenas quantidades.
  • Bloco H: posição anual do estoque, ou seja, posição final do exercício. INFORMA VALORES MONETÁRIOS como valor unitário e valor total.

Quais informações devem ser geradas no bloco K?

  • III – 1º de janeiro de 2019, restrita à informação dos saldos de estoques escriturados nos Registros K200 e K280, para os demais estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da CNAE e os estabelecimentos equiparados a industrial, com escrituração completa conforme escalonamento a ser definido.
  • K200 é o estoque escriturado
  • K280 é a correção do estoque escriturado.
  • ATENÇÃO: K280 é a correção de períodos anteriores, ou seja, no 1º mês não deve ter informações.

O que é o K200?

  • O estoque escriturado informado no registro k200 deve refletir a quantidade existente na data final do período de apuração informado no registro k100, estoque este derivado dos apontamentos de estoque inicial / entrada / produção /consumo / saída / movimentação interna. considerando isso, o estoque escriturado informado no k200 é resultante da seguinte fórmula:
  • Estoque final = estoque inicial + entradas/produção/movimentação interna – Saída / consumo /movimentação interna.

Quais os tipos de estoques informados?

 

 

 

 

 

 

Obs:Os riscados em vermelho não devem compor o arquivo.

Como classificar corretamente os produtos?

  • 00 – Mercadoria para revenda: produto adquirido para comercialização;
  • 01 – Matéria-prima: a mercadoria que componha, física e/ou quimicamente, um produto em processo ou produto acabado e que não seja oriunda do processo produtivo. Adquirida de terceiros;
  • 02 – Embalagem: produto para embalagem;
  • 03 – Produto em processo: oriundo do processo produtivo (fabricar a própria MP); e, predominantemente, consumido no processo produtivo;
  • 04 – Produto acabado: oriundo do processo produtivo; produto final resultante do objeto da atividade econômica do contribuinte;
  • 05 –  Subproduto: oriundo do processo produtivo e não é objeto da produção principal do estabelecimento; tem aproveitamento econômico (resíduos);
  • 06 – Produto intermediário: aquele que, embora não se integrando ao novo produto, for consumido no processo de industrialização. (agulhas, brocas, lixas…);
  • 10 – Outros Insumos: qualquer insumo adquirido que componha o produto resultante, mas não possa ser considerado como tipo 01 – Matéria Prima e 02- Embalagem. (etiquetas, tags…).

Se tiver algum produto com quantidade 0 o que fazer?

  • A informação de estoque zero (quantidade = 0) não deixa de ser uma informação e o pva não a impede. Entretanto, caso não seja prestada essa informação, será considerado que o estoque é igual a zero. portanto, é desnecessária a informação de estoque zero caso não exista quantidade em estoque, independentemente de ter havido movimentação.

Fonte: sped.rfb.gov.br