Logomarca

BLOG

Programa Empreendedoras Tech alcança mais de 500 inscrições de todo Brasil

Imagem Destaque Programa Empreendedoras Tech alcança mais de 500 inscrições de todo Brasil

Programa Empreendedoras Tech alcança mais de 500 inscrições de todo Brasil
liviapalmieri

Após dois meses de inscrições abertas, a segunda edição do Programa Empreendedoras Tech alcançou 571 inscrições de todas as regiões do país. Durante os meses de junho e julho, mulheres empreendedoras tiveram a oportunidade de inscrever empresas e projetos de pesquisa de tecnologia para participar dessa jornada de aceleração. O Programa, que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e é executado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Impact Hub Brasil, tem como objetivo ampliar a inclusão das mulheres no mercado tecnológico, auxiliando o desenvolvimento e expansão dos empreendimentos liderados por elas.

Além do sucesso no número de cadastros, o programa também cumpriu o propósito de aumentar a diversidade entre as líderes inscritas. Segundo o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os estados mais inovadores do Brasil são: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. Por esse motivo, uma das principais metas para o programa era alcançar mais localidades do território nacional e, dessa maneira, incentivar mais regiões a inovar no setor tecnológico.

De acordo com os índices demográficos disponibilizados pela plataforma de inscrição do Empreendedoras Tech, o Nordeste obteve 23,7% das mulheres cadastradas, enquanto o Sul foi responsável por 23,2% e o Sudeste, 33,1%. Já as regiões Norte e Centro Oeste foram responsáveis por 8,4% e 7,2% das inscrições, respectivamente.

Outra meta do programa era aumentar a diversidade entre as participantes. Neste quesito, a maior aderência ainda foi entre as mulheres que se declaram como brancas 58,2% e pardas 26,7%. Porém, é possível notar uma progressão entre as que se declaram como pretas, que são cerca de 12,7%, como amarelas representando 1,3% e como Pessoa com Deficiência (PcD) 3,3%.

O campo da tecnologia ainda tem muito a avançar no que diz respeito à pluralidade e diversidade. A exemplo disso, o Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABS) lançou em 2023 uma pesquisa. O estudo aponta que cerca de 49% dos entrevistados acreditam que existem barreiras no setor tecnológico para pessoas pretas. Já para 51% dos entrevistados as mulheres enfrentam barreiras de gênero no setor. A pesquisa sinaliza que, em uma escala de 0 a 5, o mercado tecnológico brasileiro tem nota média de 2,6 em questão de diversidade.

Empreendedoras Tech

Devido a essa necessidade de ampliar os espaços da inovação tecnológica é que o programa Empreendedoras Tech foi desenvolvido. Ele conta com mentorias, capacitações, workshops e treinamentos de oratória e pitch para que as mulheres empreendedoras da tecnologia possam avançar no mercado e acelerar seus negócios e projetos.

Acompanhe o programa e confira os resultados do processo seletivo por meio da Plataforma Desafios Enap.

Powered by WPeMatico