Logomarca

BLOG

Primeiro Fórum Nacional do Leite destaca potencial da produção brasileira

Imagem Destaque Primeiro Fórum Nacional do Leite destaca potencial da produção brasileira

Primeiro Fórum Nacional do Leite destaca potencial da produção brasileira
marcialopes

O primeiro dia do 1º Fórum Nacional do Leite, realizado na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, foi marcado por debates sobre políticas públicas em prol da valorização da produção leiteira e do apoio aos produtores brasileiros. O evento também destacou as comemorações dos 50 anos do Sebrae e o aniversário de cinco anos da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).

Confira aqui mais imagens do evento.

Durante as boas-vindas aos participantes do fórum, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, reconheceu a atuação da Abraleite como entidade representativa e ressaltou as iniciativas do Sebrae em prol do pequeno produtor. “O valor de uma boa representatividade faz uma grande diferença e é positiva para o produtor de leite brasileiro, sem contar a geração de empregos no setor, que é formidável”, disse.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, durante a abertura do 1º Fórum Nacional do Leite. Crédito: Erivelton Viana.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, por sua vez, fez questão de frisar que os queijos artesanais brasileiros têm conquistado prestígio e reconhecimento fora do Brasil, em competições internacionais, inclusive na França. “Queremos que o Brasil seja reconhecido não só como o terceiro maior produtor de leite, mas também como uma cadeia produtiva organizada e unida, capaz de exportar e trazer mais dignidade para todos”, frisou.

Potencial de mercado

Ministro da Agricultura, Marcos Montes. Crédito: Erivelton Viana.

A abertura do evento também contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, que reforçou o papel do Brasil na segurança alimentar mundial e o seu potencial para se tornar o maior exportador de lácteos do mundo. “Lançamos, recentemente, o Plano Safra, que foi mais robusto depois de tudo pelo que passamos na pandemia. Demos preferência aos pequenos e médios produtores”, enfatizou.

Na ocasião, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, deu exemplos de iniciativas voltadas para a valorização dos produtores, principalmente àqueles ambientalmente engajados. “No caso da produção do leite, temos um resíduo que pode se tornar biogás e biometano como uma solução ambiental”, comentou.

Incentivos ao segmento

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti, participaram do painel “Políticas Públicas” no primeiro dia do Fórum. Ribeiro fez uma análise do cenário do agronegócio brasileiro, com destaque à produção de leite do país. “Um total de 99% dos municípios brasileiros possui produção leiteira. Esse setor tem um grande potencial de crescimento, com mais investimento e orientação técnica voltada aos produtores”, avaliou o dirigente da instituição financeira. Por outro lado, Moretti enumerou os avanços do agronegócio brasileiro e enfatizou como ciência, tecnologia e inovação têm contribuído para a pecuária de leite. “Em menos de cinco décadas, o Brasil foi capaz de criar um modelo sustentável e competitivo de agricultura tropical, sem paralelo no mundo”, declarou.

Em participação virtual, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues reiterou a posição do agronegócio brasileiro no mundo. Segundo ele, o cenário é desafiador, mas cheio de oportunidades. “O caminho é a tecnologia, estrutura logística, renda para o campo e, sobretudo, sustentabilidade”, disse.

Homenagem

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli foi homenageado pela sua contribuição ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Crédito: Erivelton Viana.

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2022, foi homenageado pela sua contribuição ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro. De forma virtual, ele agradeceu imensamente o carinho e reforçou a importância da atuação das lideranças. “Não é a falta de recursos nem de tecnologia, mas, principalmente, a falta de liderança que está prejudicando o encontro das soluções mais viáveis e compatíveis com a necessidade dos homens.”

Mercado

A cadeia produtiva do leite é a que mais gera empregos no Brasil e está presente em 99% dos municípios brasileiros, movimentando R$ 170 bilhões por ano. Com mais de 35 bilhões de litros produzidos anualmente, o país ocupa hoje o terceiro lugar na produção mundial de leite. Já a produção nacional de queijos coloca o país na 5ª posição mundial, com consumo de aproximadamente 5,5 kg per capita/ano, ficando atrás de países como Argentina (11kg) e Grécia (20kg).

O Brasil possui cinco indicações geográficas (IG) de queijos, registradas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). São eles: Queijo Canastra (MG), Queijo Serro (MG), Queijo de Marajó (PA), Queijo da Colônia Witmarsum (PR) e o Queijo de Campos de Cima da Serra (SC e RS).

Powered by WPeMatico