Logomarca

BLOG

Primeira reunião do GT de inclusão financeira do G20 discute ampliação de acesso ao crédito por pequenos negócios

Imagem Destaque Primeira reunião do GT de inclusão financeira do G20 discute ampliação de acesso ao crédito por pequenos negócios

Primeira reunião do GT de inclusão financeira do G20 discute ampliação de acesso ao crédito por pequenos negócios
marcialopez

A primeira reunião do grupo de trabalho da Parceria Global para Inclusão Financeira (GPFI) do G20 – grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo – será marcada pelas discussões sobre o futuro das finanças, com especial atenção ao acesso a crédito pelos pequenos negócios e à necessidade de maior participação de jovens e mulheres empreendedores para o avanço da economia global. O encontro acontece nesta quinta-feira (14), na sede do Banco Central do Brasil, em Brasília (DF), e faz parte da agenda de eventos paralelos que antecedem as reuniões plenárias fechadas da GPFI, marcadas para os dias seguintes na capital federal.

Co-realizada pelo Sebrae, Banco Central do Brasil e Internacional Finance Corporations (IFC), com apoio do GPFI, a reunião é chamada Powering Growth: Unlocking MSME Finance Through Policies, Innovation and Partnerships (Impulsionando o crescimento: destravando acesso ao financiamento pelas Micro e Pequenas Empresas por meio de políticas, inovação e parcerias).

Essa será uma oportunidade para que representantes de países integrantes do G20, de organizações internacionais, bem como representantes de instituições financeiras e de órgãos públicos se debrucem ainda sobre outras temas relacionados à inclusão financeira, incluindo a avaliação dos gaps e avanços ocorridos nos últimos anos; cenários e tendências dos serviços financeiros; dados alternativos para avaliar a capacidade de pagamento das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs); transformação digital; fintechs; governança ambiental, Social e Corporativa (ESG) – MPMEs verdes e resilientes; serviços para MPMEs de jovens e mulheres, entre outros.

Programação

A abertura da reunião conta com a presença do representante do Sebrae Nacional, o  gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros, Valdir Filho;  da diretora de Relacionamento do Banco Central do Brasil, Carolina Barros; e ainda do representante do IFC, diretor para América Latina e Caribe e América do Sul, Manuel Reyes-Retana.

Ao longo da manhã serão realizadas duas sessões com a participação de conferencistas nacionais e internacionais, entre eles o coordenador de Acesso ao Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional, Giovanni Beviláqua. No primeiro painel “Preparando o cenário: Tendências globais no financiamento de PMEs”, Beviláqua tratará das mudanças no cenário brasileiro de financiamento de pequenos negócios no Brasil nos últimos cinco anos e sobre a atuação do Sebrae no acesso a crédito e investimentos dos pequenos negócios. Além disso, o analista vai expor os primeiros resultados de seus novos estudos sobre a economia e o financiamento de pequenos negócios centrados em propostas de atuação e construção de políticas públicas e parcerias.

No período da tarde, as discussões envolvem a participação de representantes do Mercado Livre e Mercado Pago, PagSeguro e NuBank, entre outros, que irão tratar de soluções tecnológicas concebidas para superar desafios relacionados à expansão de serviços às micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Ao final do dia, o painel “Segmentos mal servidos: mulheres, jovens e produtores rurais e o caminho pela frente” vai discutir como grupos específicos de empreendedores enfrentam os desafios de acesso a financiamentos e quais são as soluções, políticas e práticas atuais no contexto de tendências gerais apresentadas durante o primeiro painel. Entre os conferencistas está a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros. Nos últimos cinco anos, o programa do Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de mulheres empreendedoras com ações para incentivar, valorizar e acelerar a jornada do empreendedorismo feminino.

Desafios e obstáculos para empreender

Levantamento feito pelo Sebrae em 2023 mostra que, no universo de pequenos negócios no Brasil, aproximadamente 30% deles buscam por crédito, mas apenas 12% conseguem efetivamente liberar o recurso. No ano passado, o percentual de empresários que encontrou dificuldades para obter um empréstimo ou financiamento chegou a 69%. Entre os principais motivos apontados estão a taxa de juros alta (25%) e falta de garantias reais (17%).
A avaliação dos serviços de financiamento é em sua maioria negativa (42%) – com 27% ruim e 15% muito ruim. Os grupos de “mulheres” (48%) e “55 anos ou mais” (52%) são os que pior avaliam as instituições financeiras com “ruim” e “muito ruim”. Quando se trata de linhas específicas de microcrédito, em média, 42% dos que acessaram os recursos afirmaram que ajudaram muito. No caso das mulheres empreendedoras o percentual é de 61%.

Acesse a pesquisa completa.

“São números que demonstram claramente a existência de grandes barreiras que precisam ser superadas com processos inovadores e simplificados, com suporte aos pequenos negócios para reduzir o risco do crédito e ampliar o acesso, com regulamentação adequada e com atuação sistêmica por meio dos principais atores do ecossistema financeiro”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.

O que o Sebrae faz

O Sebrae contribui efetivamente para a ampliação do acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios por meio do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (FAMPE). Ao longo dos seus 28 anos, o FAMPE deu aval para cerca de 600 mil empresas de micro e pequeno porte obterem crédito. Atualmente, o Fundo viabiliza 330 mil operações ativas, que contemplam mais de 300 mil pequenos negócios. São mais de 30 instituições financeiras operadoras do FAMPE em todo o Brasil.

Além disso, a instituição dispõe de um programa nacional denominado de “Conexão Financeira”, que viabiliza a implementação de vários projetos e iniciativas, com destaque para: garantias disponibilizadas pelo FAMPE; Capital Empreendedor, que possibilita a aproximação de startups com investidores e amplia as possibilidades de obtenção de investimentos, além da oferta de crédito orientado e assistido, que proporciona uma jornada de atendimento aos negócios que buscam por recursos de acordo com o momento empresarial, seja pré-crédito, pós-crédito ou em situação de endividamento.

1ª Reunião do subgrupo Parceria Global Para Inclusão financeira (GPFI)
Local: Sede do Banco Central do Brasil – Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B, Brasília – DF
Dia: 14 de março de 2024 (quinta-feira)
Horário: 8h30 – 18h00 (horário de Brasília)

Confira abaixo a programação completa:

Time Session
8:30-9:30
1 h Registration

9:30-10:00
30 min

Boas-vindas dos representantes institucionais
Carolina Barros, Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão – Banco Central do Brasil
Representante da Diretoria do Sebrae Nacional
Manuel Reyes-Retana, Diretor para América Latina e Caribe e América do Sul – IFC

10:00-11:00
1 h
Sessão 1 – Preparando o cenário: Tendências globais no financiamento de PMEs
Esta sessão discutirá:
• O último défict financeiro estimando a nível mundial – como se compara com estimativas anteriores, qual tem sido a tendência do défict ao longo dos últimos 3-5anos e atuais comparações globais e regionais
Zahra Aman Niazi, Economista – IFC
• Tendências da indústria no financiamento das MPME – uma discussão sobre diferentes tendências, produtos, parcerias e como contribuirão para corrigir a lacuna de financiamento
Qamar Saleem, CEO – SMEFF
• As mudanças no cenário brasileiro de financiamento de MPMEs nos últimos 3-5 anos
Giovanni Bevilaqua, Coordenador de Acesso ao Crédito e Investimentos – Sebrae

11:00-12:15
1 h 15 min
Sessão 2 – A transformação digital: favorecer o ambiente e mudar os mercados
Esta sessão discutirá as mudanças na regulamentação e na política que beneficiam os serviços financeiros das MPME e a sua adoção global, dada as tendências emergentes do mercado; como é que a realidade da oferta de financiamento das MPME mudou com a transformação digital nos últimos anos, que novos intervenientes e produtos tiveram maior impacto na inclusão financeira das MPME; e como a regulamentação permitiu ou dificultou isso.
• Tendência global na regulação
Ana Carvajal, Especialista Principal do Setor Financeiro – Banco Mundial
• Tendências regionais na regulação
Diana Mejía, Especialista Sênior – Banco de Desenvolvimento da América Lativa – CAF
• O caso brasileiro
Antônio Marcos Guimarães, Consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro – Banco Central do Brasil
• O caso indiano
Chanchal Sankar, Conselheiro Econômico – Ministério das Finanças, Índia e Co-Presidente da GPFI
Moderadora: Márcia Groszmann Faria, Diretora Principal de Investimentos – BID Invest

12:15-13:30
1 h 15 min Lunch
13:30-15:00
1 h 30 min
Sessão 3 – Abraçando a disrupção e accelerando parcerias
As instituições financeiras enfrentam frequentemente desafios semelhantes à medida que procuram expander os seus serviços às MPME. Durante esta sessão, exploraremos soluções tecnológicas concebidas para supercar estes desafios, expandir os servios oferecidos aos clients de pequenas empresas ou para agilizar os serviços existentes, examinando o papel dos disruptores e as parcerias emergentes com bancos e outros prestadores de serviços financeiros. Os tópicos incluem soluções disruptivas implementadas para expandir os serviços às MPMEs e como sua presença contribuiu para a inclusão financeira das MPMEs.
• François Martins, Diretor de Relações Governamentais – Mercado Livre e Mercado Pago
• Alexandre Magnani, CEO – PagSeguro
• Eduardo Lopes, Head Global de Políticas Públicas – NuBank
• Ariel Oliaz, Vice-Presidente de Operações América Latina – C2FO
Moderador: Ghada Teima, Diretor Principal de Operações – IFC

15:00-16:30
1 h 30 min
Sessão 4 – Segmentos mal servidos: mulheress, jovens e produtores rurais e o caminho pela frente
Esta sessão discutirá como grupos específicos de empreendedores como mulheres, jovens e produtores rurais enfrentam o acesso a financiamento, especialmente em comparação com as tendências gerais apresentadas na 1ª sessão, quais os desafios que enfrentam e quais são as soluções, políticas e práticas atuais.
• Renata Malheiros, Coordenadora Nacional do Sebrae Delas – Sebrae
• Gisela Davico, Líder da América Latina e Caribe e Líder Global de Gênero – Better than Cash Alliance
• Karen Miller, Chefe Global de Estratégia e Projetos Especiais – Women´s World Banking
• Cristiane Nogueira, Gerente – Fundação Sicredi
• Anderson Pereira, CEO – Kapitale
Moderador: Ronaldo Silva, Chefe Adjunto do Departamento de Cidadania Financeira – Banco Central do Brasil

16:30-17:00
30 min
Reflexões e considerações finais

17:00 Coquetel

Powered by WPeMatico

Política de Privacidade
  1. Introdução

Nós somos comprometidos com a segurança dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade durante toda a sua jornada dentro do Beatriz Madeiras, desde quando você realiza o cadastro na nossa plataforma até o suporte quando você se torna nosso cliente! O tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar a você os nossos serviços e ao continuar utilizando esta plataforma você está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo e nos termos desta Política de Privacidade ("Política"). Você, ao aceitar os termos desta Política, concorda, expressamente, em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será responsável pelos danos, diretos ou indiretos, que cause fornecendo dados falsos ao Beatriz Madeiras ou a terceiros. Para saber mais informações acerca das condutas esperadas dos usuários Beatriz Madeiras acesse nosso Termos e Condições de Uso.

Esta Política se aplica à todos Usuários do Beatriz Madeiras. O acesso ou uso da plataforma Beatriz Madeiras por menores de 18 anos não emancipados é expressamente proibido. Ao utilizar o Beatriz Madeiras você garante que é capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

  1. Quais dados nós coletamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD considera dados pessoais aqueles que identificam ou tornam uma pessoa identificável. Nós coletamos os dados pessoais necessários para prestar nossos serviços e ofertar produtos a você. Para isso coletamos: Dados de identificação – São os dados que identificam você como o seu nome completo, e-mail, telefone, endereço, CEP, CPF, RG, data de nascimento e senha. Dados de navegação – São os dados que são gerados através do uso de nossas plataformas, como: endereço IP, provedor de navegação, conexão de rede, cookies, dados de geolocalização quando autorizados em seu dispositivo, sistema operacional de seu dispositivo, desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, serviços acessados, interações realizadas e ID do seu dispositivo. Dados de terceiros – São os dados que podemos obter através de fontes públicas, prestadores de serviços ou de nossos parceiros, sempre de acordo com a legislação brasileira, por exemplo: seu histórico de crédito, scores gerados por bureaus de crédito, restrições financeiras, dados necessários para viabilizar operações financeiras, realizar a complementação de dados informados e atender às suas demandas. Você pode consultar as Políticas de Privacidade dos terceiros com os quais interage nos próprios websites desses. Dados biométricos – São os dados necessários para garantir a validação da sua identidade e prevenir que não ocorram fraudes em seu nome, por exemplo: a selfie que pedimos que você tire junto ao seu documento oficial para certificarmos a sua identidade. Os dados biométricos são considerados dados sensíveis e quando formos realizar o tratamento desses dados avisaremos você.

  1. Para que nós utilizamos os seus dados?

Para identificar e autenticar você adequadamente em nossa plataforma. Para manter seu cadastro atualizado e contatarmos você por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros meios de comunicação.• Para cumprir com os termos e condições desta Política bem como os Termos de Uso de nossos produtos e serviços.• Para atender às suas solicitações e dúvidas em nossos canais de atendimento.• Para informar você sobre as novidades, novas funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes do Beatriz Madeiras.• Para enviar mensagens sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.• Para conhecer você, continuar inovando, aprimorando e desenvolvendo nossos produtos.• Para informar você sobre mudanças em nossos termos, serviços ou políticas (incluindo esta Política). • Para melhorar cada vez mais a sua experiência de uso em nossas plataformas.• Para produzirmos estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos apropriados e necessários para oferecer à você nossos serviços, sendo que, sempre que possível, os seus dados serão anonimizados para essas finalidades.• Para exibir publicidade a você nas nossas plataformas ou em sites terceiros.• Para customizar os conteúdos e a publicidade que mostramos em nossas plataformas.• Para recomendar a você nossos serviços e produtos, incluindo serviços de terceiros que possam ser do seu interesse.• Para criar um perfil sobre você, personalizando a sua experiência em nossos serviços.• Para monitorar atividades e tendências de uso.• Para mensurar interações e audiência dos Serviços.• Para reconhecer e acompanhar a sua navegação.• Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

  1. Dados pessoais necessários para a prestação de nossos serviços e ofertar produtos

  • Para confirmar e completar os seus dados, conforme a relação estabelecida com você.
  • Para prevenir fraudes e garantir a você segurança na prestação de nossos serviços e no oferecimento de nossos produtos.
  • Para execução dos contratos ou para procedimentos pré-contratuais.
  • Para atender suas demandas relacionadas a execução de nossos produtos ou serviços.
  • Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como, exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
  1. Com quem seus dados podem ser compartilhados? 

O Beatriz Madeiras poderá compartilhar os seus dados com terceiros que possuem padrões de segurança e confidencialidade adequados e aptos para proteger os seus dados. Entre esses terceiros estão: Parceiros de negócio – Podemos compartilhar os seus dados com nossos parceiros para ofertar nossos serviços à você, ampliar e desenvolver nossos negócios. Prestadores de serviços de marketing – Utilizamos serviços de marketing para oferecer à você anúncios que sejam do seu interesse, enviar e-mail marketing, telemarketing, mensagens pelo aplicativo WhatsApp, notificação instantânea de push, entre outros canais de comunicação. Prestadores de serviços de tecnologia – Podemos compartilhar seus dados para aprimorar nossas plataformas, armazenar dados e para obter suporte técnico e operacional aos nossos serviços. Bureaus de crédito, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito – Utilizamos esses serviços para processar pagamentos realizados em decorrência do uso de nossos serviços ou produtos, cumprir com obrigações contratuais, prevenir atividades ilegais, suspeitas ou fraudulentas, garantir a prevenção à fraude e a segurança dos nossos usuários. Autoridades Governamentais – Seus dados poderão ser compartilhados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para execução de contratos, para o exercício de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e para garantir a prevenção à fraude. Você – Para garantir o atendimento aos seus requerimentos e nossa transparência sobre como tratamos os seus dados pessoais.

  1. Seus direitos e como exercê-los

Confirmação de tratamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a confirmação do tratamento de seus dados pessoais. Acesso aos dados – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras o acesso aos dados pessoais que possuímos relacionados a você. Correção de dados pessoais – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a correção de dados que estão incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo corrigi-los ou complementá-los. Para realizar a correção poderemos requerer que você apresente um documento comprovando a veracidade dos novos dados informados. Anonimização, bloqueio ou eliminação – Caso os seus dados estejam sendo tratados de forma desnecessária, em excesso para a finalidade do tratamento ou em desconformidade com as disposições da LGPD, você poderá solicitar que o Beatriz Madeiras realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Para isso, deverá restar comprovado de fato que houve excesso, ausência de necessidade ou desconformidade com a LGPD nas atividades de tratamento do Beatriz Madeiras. A eliminação de dados essenciais para o uso da plataforma implicará no término de seu cadastro junto ao Beatriz Madeiras. Eliminação dos dados tratados com o consentimento – Você pode solicitar a eliminação dos dados tratados com base no seu consentimento, sendo que esses serão eliminados desde que não sejam necessários para a prestação dos nossos serviços ou para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Informação acerca do compartilhamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras informações das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o compartilhamento dos seus dados. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa – Caso seja indispensável o seu consentimento para acessar determinado produto ou serviço do Beatriz Madeiras, você pode solicitar a nós informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e quais são as negativas decorrentes desta ação. Revogação do consentimento – Caso você tenha fornecido o seu consentimento para o tratamento de dados, você poderá revogá-lo a qualquer tempo. Destacamos que isso não quer dizer que nós não podemos mais tratar os seus dados, estes poderão ser tratados de forma anonimizada ou com base em outra hipótese autorizativa legal que respalde o tratamento. Decisões automatizadas – Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de dados e a indicação dos critérios utilizados nessas decisões, observados sempre os segredos comercial e industrial do Beatriz Madeiras. Portabilidade de dados – Após a regulamentação desse direito pela Autoridade competente segundo a LGPD, você poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Caso você queira exercer algum desses direitos acima expostos, entre em contato conosco através do nosso canal. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

  1. Por quanto tempo guardamos seus dados?

Nós guardamos os seus dados pelo período necessário para desempenhar as finalidades pelas quais foram coletados, cumprir com obrigações legais ou regulatórias e exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso o Beatriz Madeiras não tenha a necessidade de manter os seus dados armazenados, eles serão objeto de anonimização ou exclusão. 

  1. Segurança dos dados

Adotamos medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados da forma mais íntegra possível. Além do compromisso dos nossos colaboradores com o sigilo e da seleção criteriosa e do monitoramento de nossos prestadores de serviço, também garantimos a proteção de seus dados através da implementação de procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para mantê-los seguros aqui no Beatriz Madeiras. Também, sempre que possível, os seus dados serão tratados de forma anônima, o que quer dizer que não será possível identificá-lo no conjunto de dados que estamos tratando.

  1. Transferência Internacional de Dados

Alguns dos dados pessoais que coletamos, ou todos eles, poderão ser objeto de transferência internacional, por exemplo, para o compartilhamento e o armazenamento em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. O Beatriz Madeiras observa todas as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

  1. Entre em contato conosco

Nós somos o Controlador dos dados pessoais que tratamos, de acordo com a LGPD, estamos identificados como: Beatriz Madeiras. Entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber comentários ou reclamações. Caso você não queira mais receber nossas comunicações de marketing por e-mail, basta você clicar no link “unsubscribe” que está disposto ao final dos e-mails que enviamos para você. Você também pode gerenciar as mensagens que recebe através do nosso gerenciador de notificações disponível tanto no aplicativo quanto na web. Lembre-se de que, mesmo desativando o recebimento de comunicações de marketing, ainda poderemos continuar entrando em contato com você para realizar demais comunicações referentes à produtos ou serviços Beatriz Madeiras que você utiliza.

  1. Mudanças na Política de Privacidade

Buscamos constantemente melhorar nossa Política e aprimorar nossos produtos e serviços para você, essas mudanças poderão ser refletidas nesta página. Por isso, antes de usar os nossos serviços dê sempre uma olhadinha aqui! Nós avisaremos você sobre as alterações que fizermos, seja através do envio de e-mail, mensagem pelo aplicativo Whatsapp, notificação instantânea (push) ou por outros meios. Isso implica que você está ciente e têm conhecimento dos termos aqui dispostos.