Logomarca

BLOG

Porto privado a ser instalado em São Chico terá capital chinês

Imagem Destaque Porto privado a ser instalado em São Chico terá capital chinês

Porto privado a ser instalado em São Chico terá capital chinês
Osni Alves Jr.

Imagem digital do projeto.

Imagem digital do projeto.

O grupo multinacional chinês China Communications Construction Company (CCCC) pretende entrar na sociedade que construirá o Porto Brasil Sul, empreendimento que deve ser instalado na localidade conhecida como Sumidouro, entre as praias do Forte e do Capri.

Além de participar do empreendimento portuário, os chineses também querem investir no ramal ferroviário específico, que deverá ligar o porto privado à atual ferrovia, operada pelo Grupo Rumo/ALL na região. A informação foi adiantada pelo jornalista Claudio Loetz, do ‘A Notícia’, para quem já há troca de informações há muitos meses entre as partes.

O terminal poderá ter nove sócios e é gerido pela WorldPort, companhia criada por investidores e e sócios que planejam construir o Porto Brasil Sul. O CCCC é gigante operador global em diferentes frentes de negócios em vários segmentos de infraestrutura e tem grande apetite pelo mercado brasileiro.

No dia 12 de abril, junto com outros empresários chineses, representantes reuniram-se com o governador Raimundo Colombo para avançar nas negociações. O CCCC planeja investir US$ 5 bilhões em várias obras no País — até no Norte do Brasil.

Segundo o colunista, a WorldPort já assinou termo de confidencialidade com quatro possíveis sócios e está em negociação com outros cinco. A realização de audiência pública para debate de aspectos ambientais e socioeconômicos do porto e a obtenção de licenças ambientais são elementos condicionantes para que os investidores prossigam na parceria.

O post Porto privado a ser instalado em São Chico terá capital chinês apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico