Logomarca

BLOG

Inadimplência das empresas sobe em abril, mas crescimento desacelera

Imagem Destaque Inadimplência das empresas sobe em abril, mas crescimento desacelera

Inadimplência das empresas sobe em abril, mas crescimento desacelera
Redação Portal Contábil SC

Dados são do SPC Brasil e da CNDL; avanço foi de 4,3% na comparação anual, o menor desde 2011.

O número de empresas inadimplentes cresceu 4,3% em abril na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (31) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Apesar da alta, as entidades destacam que foi o menor crescimento para meses de abril desde que a entidade começou a calcular o índice, em 2011.

Na comparação mensal, também houve aumento da inadimplência. Entre março e abril, a quantidade de empresas com contas em atraso subiu 0,75%.

Em nota, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, disse que a desaceleração do aumento da inadimplência entre as empresas se deve, em grande parte, à restrição de crédito, “O recuo da atividade econômica tem refletido em queda do faturamento das empresas e também na capacidade desses empresários honrarem seus compromissos e manterem um bom fluxo de caixa. Mas por outro lado, os índices vêm crescendo em um ritmo menor em decorrência da maior restrição ao crédito e da menor propensão a investir. Com menos custos e menos tomada de crédito, consequentemente, há menos endividamento.”

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a tendência de desaceleração do crescimento da inadimplência deve continuar nos próximos meses. “Espera-se que a atividade econômica se mantenha fraca e os empresários permaneçam cautelosos devido ao cenário de grande incerteza política.”

A maior alta na inadimplência foi entre as empresas do setor de serviços, com 7,31%. Entre as indústrias, a inadimplência subiu 3,9% e entre o comércio, 3,12%. Na outra ponta, as empresas do segmento de agricultura teve queda no número de empresas inadimplentes, com recuo de 1,57%.

Fonte: G1

O post Inadimplência das empresas sobe em abril, mas crescimento desacelera apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico