Logomarca

BLOG

Fiscalização do Sistema CFC/CRCs supera a meta em 158%

Imagem Destaque Fiscalização do Sistema CFC/CRCs supera a meta em 158%

Fiscalização do Sistema CFC/CRCs supera a meta em 158%
Redação Portal Contábil SC

As áreas de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs comemoram os bons resultados obtidos no ano passado. A meta do programa “Brasil de diligências” definida em 2016 foi de 29.280 entidades a serem fiscalizadas e o total realizado no ano foi de 46.531, superando a meta em 158,92%.

Para o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), esse resultado ocorreu devido ao “avanço do sistema eletrônico que agilizou o serviço dos fiscais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs)”. No CFC, em 2016, foram julgados 1.763 processos contra 1.119 em 2015, totalizando 136 processos por conselheiro. (Ver quadro).

O sistema de fiscalização eletrônica, que foi o primeiro a ser implantado no CFC, entrou no ar em janeiro de 2015. Após um ano de adaptação, por parte dos fiscais e dos profissionais e organizações contábeis, e com esse novo recurso, a fiscalização ganhou agilidade e, principalmente, eficiência. Segundo Luiz Fernando, em 2017, “a fiscalização continuará trabalhando, ainda mais, para obter resultados positivos como ocorreu o ano passado”.

No final de 2015, o CFC deu início à implantação de um sistema que tinha como objetivo melhorar, qualificar e dar celeridade aos processos, além de contemplar os avanços ocorridos nos últimos anos nas áreas de Fiscalização,

Registro e Educação Profissional Continuada.

A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para prestarem esse tipo de serviço.

A atividade fiscalizadora visa, primordialmente, valorizar a imagem da profissão, como também a proteção ao usuário da Contabilidade. Para isso, torna-se necessário conscientizar individual e coletivamente a classe, no sentido de valorizar cada um de seus membros, valendo-se, para tal fim, dos meios restritivos e coercitivos que se justifiquem e se coadunem com a dignidade, a responsabilidade e o respeito aos princípios profissionais, fazendo prevalecer sua autoridade no sentido de que as ações fiscalizatórias resultem em benefício à sociedade.

Como é feita a fiscalização pelo sistema?

O profissional recebe um e-mail solicitando os documentos necessários para a fiscalização. Após o recebimento do e-mail, ele terá dez dias para responder aos questionamentos por meio de sistema eletrônico no sítio do CRC de seu domicílio profissional e poderá ainda encaminhar os documentos eletronicamente.
O próximo passo é implementar o sistema de julgamento dos processos que também é realizado de forma eletrônica. O CFC espera que até o final de 2017 a plataforma já esteja finalizada.

Screenshot_9

Screenshot_1Screenshot_2

Screenshot_3

 

Fonte: CFC

 

 

O post Fiscalização do Sistema CFC/CRCs supera a meta em 158% apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico