Logomarca

BLOG

Efeito de medidas do rotativo será visto em abril

Imagem Destaque Efeito de medidas do rotativo será visto em abril

Efeito de medidas do rotativo será visto em abril
Redação Portal Contábil SC

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel, afirmou ontem que a expectativa da instituição é de que os efeitos das medidas do rotativo já sejam percebidos em abril, com queda das taxas cobradas ao consumidor final.

“Mudança no rotativo busca reduzir o risco da operação”, comentou Maciel, em referência às novas regras do rotativo, que começaram neste mês de abril.

Agora, quem ficar mais de 30 dias no rotativo é transferido para outra modalidade de crédito, como o parcelado, com taxas menores. “A redução do risco da operação do rotativo reduzirá também o custo. Essa é a expectativa”, disse Maciel. “O foco é no pagador regular, que é o cliente que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão. É sob o pagador regular que deve recair o maior impacto das medidas”, comentou.

Maciel afirmou ainda que há expectativa de redução substancial de taxas do rotativo em abril. “Dados de até 7 de abril já mostram queda substancial na taxa do rotativo regular”, afirmou ele.

Apesar desta expectativa, o juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito voltou a subir nas semanas que antecederam a adoção das novas regras para o funcionamento dessa operação financeira. A taxa média subiu 2,5 pontos de fevereiro para março, passando de 487,8% para 490,3% ao ano.

Muitas instituições têm oferecido o crédito parcelado do cartão. Nesta categoria, o juro teve queda de 5 pontos percentuais de fevereiro para março, passando de 163,5% para 158 5% ao ano.

Crédito livre

A taxa média de juros no crédito livre, por sua vez, caiu de 53,4% ao ano em fevereiro para 52,5% ao ano em março. No mesmo mês de 2016, essa taxa estava em 51,1% ao ano. Para pessoa física, a taxa média de juros no crédito livre passou de 73,5% para 72,7% ao ano, de fevereiro para março, enquanto para pessoa jurídica foi de 28,7% para 27,5% ao ano.

Entre as principais linhas de crédito livre para a pessoa física, destaque para o cheque especial, cuja taxa subiu de 327,0% para 328,0% ao ano de fevereiro para março. O crédito pessoal foi de 54,1% a 52,4% ao ano.

Fonte: Estadão

O post Efeito de medidas do rotativo será visto em abril apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico