Logomarca

BLOG

Conta de luz ficará mais barata em novembro

Imagem Destaque Conta de luz ficará mais barata em novembro

Conta de luz ficará mais barata em novembro
Portal Contábil SC

conta de energia

Aneel anunciou que bandeira tarifária para o próximo mês será amarela; agência estimava que patamar vermelho duraria até dezembro. Cobrança extra vai se manter na conta de luz, mas em um patamar 7 vezes inferior em comparação a outubro – Foto: Agência Brasil

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta 6ª feira (25.out.2024) que a bandeira tarifária de energia elétrica será amarela para o mês de novembro. Isso significa que a cobrança adicional na conta de luz ficará menor a partir da próxima 6ª feira (1º.nov.2024).

Em outubro, a bandeira ficou no patamar vermelho 2, que tem a maior cobrança extra no fornecimento de energia elétrica. Considerado a prévia da inflação, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) foi influenciado no mês pelo custo das contas de luz. A taxa de 0,54% teve impacto de 0,21 ponto percentual da energia elétrica residencial. Registrou alta de 5,29%.

A decisão de acionar esse patamar foi um efeito da seca prolongada deste ano, que reduziu os reservatórios hídricos e impulsionou o acionamento de térmicas para suprir a demanda.

Com a bandeira amarela, ainda haverá uma cobrança extra na conta de luz, mas em um valor 7 vezes menor do que na bandeira vermelha 2. A decisão de reduzir a bandeira tarifária surpreende depois da própria Aneel estimar no mês passado que havia “fortes indícios” de que o patamar vermelho (1 ou 2) deveria permanecer até o final do ano.

A Aneel informou que houve uma melhora das condições de geração da energia no país, mas que as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média. Isso significa que as térmicas –que produzem energia mais cara– continuarão a serem acionadas.

Além das chuvas que encheram em parte os reservatórios, o Ministério de Minas e Energia também adotou algumas medidas para tentar reverter a bandeira vermelha. Dentre elas estão:

  • maximização dos recursos termelétricos de disponibilidade de potência para o período seco;
  • preservação de recursos na bacia do Rio Paraná;
  • operação flexível das usinas termelétricas a GNL (Gás Natural Liquefeito);
  • integração da usina termelétrica Porto do Sergipe na malha de gasodutos da região Nordeste.

 

Fonte: Poder360

Powered by WPeMatico