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Bons ventos posicionam o Ceará na onda do kitesurfe como point de estrangeiros

Imagem Destaque Bons ventos posicionam o Ceará na onda do kitesurfe como point de estrangeiros

Bons ventos posicionam o Ceará na onda do kitesurfe como point de estrangeiros
liviapalmieri

Com destaque para o kitesurf, o Ceará tem se consagrado como um dos points mais procurados para a prática de esportes aquáticos no país. Além de posicionar o estado como um pólo turístico, o esporte movimenta a economia da região. De acordo com dados da Secretaria do Turismo (Setur), só no último ano, cerca de 226 mil turistas visitaram o Ceará interessados em esportes e aventuras. Desse total, 60% apontaram o kitesurfe como principal motivação.

A relevância do esporte até motivou a criação da Lei estadual nº 16.586, de 5 de julho de 2018, que institui 1º de agosto como o Dia do Kitesurfe e do Kitesurfista no estado. O Ceará é um dos destinos promovidos na campanha voltada para a atração de turistas estrangeiros, “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, lançada na Casa Brasil pelo Sebrae em parceria com a Embratur, durante os últimos Jogos Olímpicos de Paris.

Turista diferenciado

Segundo a coordenadora do Projeto Rota das Emoções, do Sebrae Ceará, Suilany Teixeira, estudos apontam que o estado tem uma geografia propícia à prática dos esportes náuticos, em razão dos ventos favoráveis. “Essa característica faz com que turistas de todas as partes do mundo venham para a região. O que nos deixa mais enaltecidos em relação à prática do kitesurf é que esse é um perfil de turista que permanece durante um período prolongado, de até quatro meses. É um turista que deixa um volume de recursos acentuado, pois vem com um poder aquisitivo diferenciado para passar um período no país, fazendo esportes de aventura”, explica a especialista.

O aumento do fluxo de estrangeiros nas águas cearenses, em especial no período de julho até novembro, quando ocorre a “temporada dos ventos”, impulsionou a infraestrutura turística local. Houve um aumento na demanda por serviços de hospedagens, transporte e alimentação, além do incentivo ao empreendedorismo local, como lojas de equipamentos, pranchas e escolas.

Há novas oportunidades surgindo que integram outras pessoas da comunidade para ampliar a renda e os negócios da região. Quando a gente tem esses turistas aqui, fazemos o máximo de esforço para que eles também conheçam outras potencialidades que o território tem. Temos uma gastronomia que é muito rica, artesanato e vários roteiros de turismo de base comunitária.

Suilany Teixeira, coordenadora do Projeto Rota das Emoções, do Sebrae Ceará

Indústria do kitesurf

A escola de kitesurf Soul Kite surgiu em 2016 na Ilha do Guajirú, considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do esporte. O empreendimento é fruto da paixão de Tomaz André pelo universo dos esportes aquáticos. Ele começou no surfe aos 13, e mais tarde, se encantou pelo kitesurf. Para o instrutor e proprietário da Soul Kite, as ondas cearenses são receptivas à prática de modalidades aquáticas, em especial os esportes de vela.

Escola de kitesurf Soul Kite fica na Ilha do Guajirú. Foto: divulgação

“Por ser um estado que está muito próximo da linha do Equador, isso faz com que os ventos fiquem encaixados, um vento lateral com a costa, que permite que o velejador possa navegar perpendicular ao vento, tendo a possibilidade de adentrar a água de forma segura. É por isso que o Ceará, além de todas as belezas naturais, as praias, o clima favorável, a culinária e alegria do povo cearense, é o destino certo e o sonho de todo praticante de kitesurf ou qualquer esporte aquático”, comenta Tomaz.

Na visão de Tomaz, a região precisa se posicionar como uma indústria do kitesurf. “Podemos desenvolver novos produtos dentro dessa área, mas, para isso, também precisamos do incentivo de instituições como o Sebrae, para que a gente possa ampliar essa mente empreendedora”, acrescenta ele.

Escritório na praia

João Batista transformou hobbie em fonte de renda. Foto: divulgação

Após se encantar pelo universo do kitesurf com a sensação de “liberdade e adrenalina”, João Batista Costa decidiu fazer do hobbie uma fonte de renda. “Comecei a velejar com mais frequência e a cada dia só aumentava a minha paixão. E aí decidi sair do meu emprego e trabalhar na praia. A minha relação com os reparos começou quando eu comprei um kite usado, e ele rasgava direto, aí pensei que eu precisava aprender a arrumar o meu kite. E até mesmo fazer disso um trabalho para ganhar dinheiro”, conta. Assim, João aprendeu a costurar, comprou uma máquina, tecidos, além de outros materiais e criou o negócio próprio de reparo de kites.

Ele reconhece a importância do kitesurf para os negócios da região e acompanhou o processo de popularização da modalidade esportiva.

Eu acompanhei o crescimento da ilha desde que começou o kitesurf. Por eu estar dentro desse negócio, era muito observador, compartilhei da visão dos estrangeiros. Se não existisse o kitesurf, não existiria 70% dos empreendimentos que hoje estão sendo construídos nesta costa, nem todo esse desenvolvimento por conta dos clientes que vêm para a prática do kitesurf.

João Batista, empreendedor

Rota das Emoções

Nos municípios que integram o território da Rota das Emoções no Ceará, há uma média de 14 escolas formais de ensino do kitesurf, mas ao todo, o número chega a 34. O roteiro turístico interestadual une três destinos: o Parque Nacional de Jeriquaquará, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; e conta com atrativos de 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão.

Esse roteiro nasceu através de um programa de roteirização do Ministério do Turismo e tem 19 anos de atuação. Desde 2005, o Sebrae tem contribuído para estruturar o roteiro e vem realizando uma série de ações no território ligadas à qualificação em empreendedorismo, marketing digital e práticas de ESG destinadas aos empreendedores das escolas de kite. Além disso, são realizados cursos e oficinas de gestão da segurança com o objetivo de dar conhecimentos teóricos e práticos para os instrutores das escolas.

Campanha Visite o Brasil

A campanha de promoção do Brasil na Europa é resultado de parceria entre a Embratur e o Sebrae e será exibida em TVs, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas em táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.

Com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, o conceito é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas.

Diante dessa oportunidade, o Governo do Ceará, por meio da Setur, está promovendo os destinos litorâneos em Paris, famosos pelas dunas e pelo cenário ideal para os praticantes de kitesurf.  No estande do Estado, os turistas têm a oportunidade de conhecer mais da infraestrutura e opções de locais para velejo no destino, com destaque para as praias do Cumbuco, Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada e Canoa Quebrada.

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