Logomarca

BLOG

Ateliê Florescer: a celebração de um legado de família

Imagem Destaque Ateliê Florescer: a celebração de um legado de família

Ateliê Florescer: a celebração de um legado de família
carlosabreu

Nesta família de produtores rurais, a vocação para o cultivo sempre esteve presente. A avó Prakceda foi pioneira no ramo das flores, incentivando todos a também se dedicarem a essa arte. Seguindo seu exemplo, os pais de Camilla e Daniela Holz abraçaram a tradição de produção de flores tropicais no Rancho Paraná. As irmãs, que cresceram cercadas por frutas, verduras e flores, têm na avó Prakceda a verdadeira inspiração do amor pelas plantas.

Desde jovem, Camilla ajudava os pais na produção e sonhava em trabalhar com arranjos e decorações. Já Daniela não se via inserida nesse universo. A ideia de criar o Ateliê Florescer surgiu durante a pandemia, em um momento desafiador. Com a suspensão de eventos e o fechamento de restaurantes, as vendas de flores despencaram.

Os grandes decoradores de Brasília, que costumavam ser os principais clientes da família, interromperam suas compras. Além disso, os meses de março, abril e maio, conhecidos como alta temporada para flores tropicais, apresentavam um grande desafio: um imenso volume de produção sem destino.

Avó Prakcedaavo foi uma das inspirações do novo negócio. Foto: Arquivo pessoal.

Foi diante desse desafio que as irmãs decidiram pensar em uma solução. O espírito empreendedor já estava inserido em Camilla e Daniela, que sempre acompanharam seus pais e tias em eventos do Sebrae, como cursos, treinamentos e caravanas. Desde pequenas, escutavam sobre a importância da instituição para o negócio e a família.

Diante do cenário apresentado, elas decidiram criar um Instagram para vender buquês, arranjos e boxes de flores, focando nas pessoas que, em isolamento, buscavam maneiras de presentear seus entes queridos. A iniciativa foi um sucesso, e a conexão com os clientes trouxe uma nova perspectiva ao negócio.

Camilla conta que a vivência com ao lado da avó e a imersão no universo floral despertaram em Daniela uma paixão inesperada. “As flores a escolheram”, diz, refletindo sobre a transformação da irmã, que hoje se dedica com entusiasmo à execução de arranjos e ao atendimento de clientes. Com a demanda crescente, elas formalizaram o Ateliê Florescer. “As experiências únicas de entrega durante a pandemia, ao ver a felicidade dos clientes ao receberem flores, alimentaram ainda mais o desejo de fortalecer nosso negócio”, argumenta.

Foto: Focus Produção de Imagem
Empreendimento teve apoio do ALI Rural, com a consultoria do Sebrae em Brasília. Foto: Focus Produção de Imagem.

Entre os desafios, a convivência

“Quando criamos o ateliê, em 2020, éramos duas irmãs com o sonho de ajudar os pais, de abrir a própria empresa e de empreender em Brasília”, relembra Camilla. “De lá pra cá, realmente tivemos muitos desafios, inclusive um momento que foi um divisor de águas.”

As duas irmãs, que moravam juntas, precisaram equilibrar a convivência familiar com a vida profissional. Um dos principais pontos foi aprender a separar os momentos de trabalho dos de lazer. Em meio a essa trajetória, houve um desentendimento que quase as levou a desistir da sociedade e a seguir caminhos separados.

Um casal de clientes, Theo e Ellen, desempenhou um papel fundamental na nossa história. Quando minha irmã foi entregar flores ao Theo, o encontrou na porta do apartamento, mancando com o pé engessado. Ele estava radiante ao receber as flores, que seriam um presente para a esposa. A conexão dos dois tocou minha irmã que me ligou emocionada, dizendo que queria continuar.

Camilla Holz, empreededora

“Desde então, nossa parceria tem funcionado muito bem”, comemora. Para Camilla, esse foi o principal desafio: reconhecer a importância do trabalho uma da outra. “Hoje, valorizo a contribuição da Daniela nas entregas e no atendimento ao cliente; enquanto ela reconhece meu papel na criação dos arranjos e na produção”, enfatiza. “Cada uma de nós é essencial para o sucesso do negócio. Quando passamos a valorizar as habilidades e o trabalho uma da outra, nosso empreendimento deslanchou.”

Elas se uniram novamente quando outros desafios surgiram, esses ligados a aspectos do negócio, como gestão e finanças. “O Sebrae abriu nossos olhos para o potencial da nossa empresa, nos fez enxergar o nosso negócio de forma mais ampla”, revela Camilla. “Participamos do ALI Rural, com a consultora do Sebrae em Brasília, que nos motivou a investir em nosso negócio, a estarmos atentas às inovações. Ela nos indicou várias consultorias e todas foram muito importantes para o nosso negócio, entre elas, educação e gestão financeira.”

Foto: Arquivo pessoal
Ateliê concentra produção principalmente para eventos corporativos. Foto: Arquivo pessoal.

Aumento da demanda

Desde 2020, as vendas e a carteira de clientes da empresa aumentaram. O mercado de flores, mesmo durante a pandemia, apresentou crescimento. “Nosso foco em personalização e atendimento ao cliente permitiu que transformássemos desafios em oportunidades”, comemora Camilla.

Atualmente, o carro-chefe do Ateliê Florescer são os eventos corporativos, sobretudo para embaixadas, além de decorações para aniversários e casamentos. Camilla conta que, antes da criação do Ateliê, já participavam de eventos, ajudando o pai, que atuava na área.

Foi com ele que adquirimos experiência e foi quem nos incentivou a fazer cursos de arte floral, trazendo grandes nomes do ramo para Brasília.

Camilla Holz

Entre os itens mais procurados estão buquês, boxes de flores, arranjos e bambu da sorte, além de decorações e buquês de noiva. Atualmente, a maioria dos nossos clientes são de Brasília e entorno, mas as irmãs também atendem pessoas de vários estados e até de outros países. “Muitas delas nos procuram para presentear familiares ou amigos que vivem em Brasília. Recentemente, realizamos o casamento de um casal que mora nos Estados Unidos, mas optou por casar-se aqui.”

O Ateliê Florescer ganhou loja na Central Flores, dentro do CEASA, oferecendo uma variedade de produtos, como vasos e plantas. No entanto, o principal canal de atendimento continua sendo on-line, via Instagram e WhatsApp. As encomendas são feitas com o mínimo de 48 horas de antecedência, garantindo que cada arranjo e decoração sejam cuidadosamente preparados. Para eventos, as irmãs alertam: é necessária uma antecedência maior.

Powered by WPeMatico

Política de Privacidade
  1. Introdução

Nós somos comprometidos com a segurança dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade durante toda a sua jornada dentro do Beatriz Madeiras, desde quando você realiza o cadastro na nossa plataforma até o suporte quando você se torna nosso cliente! O tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar a você os nossos serviços e ao continuar utilizando esta plataforma você está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo e nos termos desta Política de Privacidade ("Política"). Você, ao aceitar os termos desta Política, concorda, expressamente, em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será responsável pelos danos, diretos ou indiretos, que cause fornecendo dados falsos ao Beatriz Madeiras ou a terceiros. Para saber mais informações acerca das condutas esperadas dos usuários Beatriz Madeiras acesse nosso Termos e Condições de Uso.

Esta Política se aplica à todos Usuários do Beatriz Madeiras. O acesso ou uso da plataforma Beatriz Madeiras por menores de 18 anos não emancipados é expressamente proibido. Ao utilizar o Beatriz Madeiras você garante que é capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

  1. Quais dados nós coletamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD considera dados pessoais aqueles que identificam ou tornam uma pessoa identificável. Nós coletamos os dados pessoais necessários para prestar nossos serviços e ofertar produtos a você. Para isso coletamos: Dados de identificação – São os dados que identificam você como o seu nome completo, e-mail, telefone, endereço, CEP, CPF, RG, data de nascimento e senha. Dados de navegação – São os dados que são gerados através do uso de nossas plataformas, como: endereço IP, provedor de navegação, conexão de rede, cookies, dados de geolocalização quando autorizados em seu dispositivo, sistema operacional de seu dispositivo, desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, serviços acessados, interações realizadas e ID do seu dispositivo. Dados de terceiros – São os dados que podemos obter através de fontes públicas, prestadores de serviços ou de nossos parceiros, sempre de acordo com a legislação brasileira, por exemplo: seu histórico de crédito, scores gerados por bureaus de crédito, restrições financeiras, dados necessários para viabilizar operações financeiras, realizar a complementação de dados informados e atender às suas demandas. Você pode consultar as Políticas de Privacidade dos terceiros com os quais interage nos próprios websites desses. Dados biométricos – São os dados necessários para garantir a validação da sua identidade e prevenir que não ocorram fraudes em seu nome, por exemplo: a selfie que pedimos que você tire junto ao seu documento oficial para certificarmos a sua identidade. Os dados biométricos são considerados dados sensíveis e quando formos realizar o tratamento desses dados avisaremos você.

  1. Para que nós utilizamos os seus dados?

Para identificar e autenticar você adequadamente em nossa plataforma. Para manter seu cadastro atualizado e contatarmos você por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros meios de comunicação.• Para cumprir com os termos e condições desta Política bem como os Termos de Uso de nossos produtos e serviços.• Para atender às suas solicitações e dúvidas em nossos canais de atendimento.• Para informar você sobre as novidades, novas funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes do Beatriz Madeiras.• Para enviar mensagens sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.• Para conhecer você, continuar inovando, aprimorando e desenvolvendo nossos produtos.• Para informar você sobre mudanças em nossos termos, serviços ou políticas (incluindo esta Política). • Para melhorar cada vez mais a sua experiência de uso em nossas plataformas.• Para produzirmos estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos apropriados e necessários para oferecer à você nossos serviços, sendo que, sempre que possível, os seus dados serão anonimizados para essas finalidades.• Para exibir publicidade a você nas nossas plataformas ou em sites terceiros.• Para customizar os conteúdos e a publicidade que mostramos em nossas plataformas.• Para recomendar a você nossos serviços e produtos, incluindo serviços de terceiros que possam ser do seu interesse.• Para criar um perfil sobre você, personalizando a sua experiência em nossos serviços.• Para monitorar atividades e tendências de uso.• Para mensurar interações e audiência dos Serviços.• Para reconhecer e acompanhar a sua navegação.• Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

  1. Dados pessoais necessários para a prestação de nossos serviços e ofertar produtos

  • Para confirmar e completar os seus dados, conforme a relação estabelecida com você.
  • Para prevenir fraudes e garantir a você segurança na prestação de nossos serviços e no oferecimento de nossos produtos.
  • Para execução dos contratos ou para procedimentos pré-contratuais.
  • Para atender suas demandas relacionadas a execução de nossos produtos ou serviços.
  • Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como, exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
  1. Com quem seus dados podem ser compartilhados? 

O Beatriz Madeiras poderá compartilhar os seus dados com terceiros que possuem padrões de segurança e confidencialidade adequados e aptos para proteger os seus dados. Entre esses terceiros estão: Parceiros de negócio – Podemos compartilhar os seus dados com nossos parceiros para ofertar nossos serviços à você, ampliar e desenvolver nossos negócios. Prestadores de serviços de marketing – Utilizamos serviços de marketing para oferecer à você anúncios que sejam do seu interesse, enviar e-mail marketing, telemarketing, mensagens pelo aplicativo WhatsApp, notificação instantânea de push, entre outros canais de comunicação. Prestadores de serviços de tecnologia – Podemos compartilhar seus dados para aprimorar nossas plataformas, armazenar dados e para obter suporte técnico e operacional aos nossos serviços. Bureaus de crédito, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito – Utilizamos esses serviços para processar pagamentos realizados em decorrência do uso de nossos serviços ou produtos, cumprir com obrigações contratuais, prevenir atividades ilegais, suspeitas ou fraudulentas, garantir a prevenção à fraude e a segurança dos nossos usuários. Autoridades Governamentais – Seus dados poderão ser compartilhados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para execução de contratos, para o exercício de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e para garantir a prevenção à fraude. Você – Para garantir o atendimento aos seus requerimentos e nossa transparência sobre como tratamos os seus dados pessoais.

  1. Seus direitos e como exercê-los

Confirmação de tratamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a confirmação do tratamento de seus dados pessoais. Acesso aos dados – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras o acesso aos dados pessoais que possuímos relacionados a você. Correção de dados pessoais – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a correção de dados que estão incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo corrigi-los ou complementá-los. Para realizar a correção poderemos requerer que você apresente um documento comprovando a veracidade dos novos dados informados. Anonimização, bloqueio ou eliminação – Caso os seus dados estejam sendo tratados de forma desnecessária, em excesso para a finalidade do tratamento ou em desconformidade com as disposições da LGPD, você poderá solicitar que o Beatriz Madeiras realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Para isso, deverá restar comprovado de fato que houve excesso, ausência de necessidade ou desconformidade com a LGPD nas atividades de tratamento do Beatriz Madeiras. A eliminação de dados essenciais para o uso da plataforma implicará no término de seu cadastro junto ao Beatriz Madeiras. Eliminação dos dados tratados com o consentimento – Você pode solicitar a eliminação dos dados tratados com base no seu consentimento, sendo que esses serão eliminados desde que não sejam necessários para a prestação dos nossos serviços ou para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Informação acerca do compartilhamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras informações das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o compartilhamento dos seus dados. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa – Caso seja indispensável o seu consentimento para acessar determinado produto ou serviço do Beatriz Madeiras, você pode solicitar a nós informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e quais são as negativas decorrentes desta ação. Revogação do consentimento – Caso você tenha fornecido o seu consentimento para o tratamento de dados, você poderá revogá-lo a qualquer tempo. Destacamos que isso não quer dizer que nós não podemos mais tratar os seus dados, estes poderão ser tratados de forma anonimizada ou com base em outra hipótese autorizativa legal que respalde o tratamento. Decisões automatizadas – Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de dados e a indicação dos critérios utilizados nessas decisões, observados sempre os segredos comercial e industrial do Beatriz Madeiras. Portabilidade de dados – Após a regulamentação desse direito pela Autoridade competente segundo a LGPD, você poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Caso você queira exercer algum desses direitos acima expostos, entre em contato conosco através do nosso canal. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

  1. Por quanto tempo guardamos seus dados?

Nós guardamos os seus dados pelo período necessário para desempenhar as finalidades pelas quais foram coletados, cumprir com obrigações legais ou regulatórias e exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso o Beatriz Madeiras não tenha a necessidade de manter os seus dados armazenados, eles serão objeto de anonimização ou exclusão. 

  1. Segurança dos dados

Adotamos medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados da forma mais íntegra possível. Além do compromisso dos nossos colaboradores com o sigilo e da seleção criteriosa e do monitoramento de nossos prestadores de serviço, também garantimos a proteção de seus dados através da implementação de procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para mantê-los seguros aqui no Beatriz Madeiras. Também, sempre que possível, os seus dados serão tratados de forma anônima, o que quer dizer que não será possível identificá-lo no conjunto de dados que estamos tratando.

  1. Transferência Internacional de Dados

Alguns dos dados pessoais que coletamos, ou todos eles, poderão ser objeto de transferência internacional, por exemplo, para o compartilhamento e o armazenamento em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. O Beatriz Madeiras observa todas as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

  1. Entre em contato conosco

Nós somos o Controlador dos dados pessoais que tratamos, de acordo com a LGPD, estamos identificados como: Beatriz Madeiras. Entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber comentários ou reclamações. Caso você não queira mais receber nossas comunicações de marketing por e-mail, basta você clicar no link “unsubscribe” que está disposto ao final dos e-mails que enviamos para você. Você também pode gerenciar as mensagens que recebe através do nosso gerenciador de notificações disponível tanto no aplicativo quanto na web. Lembre-se de que, mesmo desativando o recebimento de comunicações de marketing, ainda poderemos continuar entrando em contato com você para realizar demais comunicações referentes à produtos ou serviços Beatriz Madeiras que você utiliza.

  1. Mudanças na Política de Privacidade

Buscamos constantemente melhorar nossa Política e aprimorar nossos produtos e serviços para você, essas mudanças poderão ser refletidas nesta página. Por isso, antes de usar os nossos serviços dê sempre uma olhadinha aqui! Nós avisaremos você sobre as alterações que fizermos, seja através do envio de e-mail, mensagem pelo aplicativo Whatsapp, notificação instantânea (push) ou por outros meios. Isso implica que você está ciente e têm conhecimento dos termos aqui dispostos.