Logomarca

BLOG

Tecnologias invadem as diferentes áreas de trabalho no Brasil

Imagem Destaque Tecnologias invadem as diferentes áreas de trabalho no Brasil

Tecnologias invadem as diferentes áreas de trabalho no Brasil
Portal Contábil SC

Profissão ‘contador’ tem probabilidade de automação estimada de 48,74% – média – Foto: Divulgação

A automação de funções profissionais ameaça 54,37% das categorias profissionais brasileiras. O resultado está em estudo do Laboratório de Aprendizagem de Máquina em Finanças e Organizações (LAMFO) da Universidade de Brasília (UnB) que analisou 2.046 ocupações de um universo de 2.602 presentes na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) em todo o País.

A profissão “contador” tem probabilidade de automação estimada de 48,74% – média. De acordo com a pesquisa, analisando a descrição dessa ocupação na CBO, é possível identificar habilidades potencialmente fáceis de se automatizar, tais como “preencher formulários específicos inerentes à atividade da empresa” e “calcular índices econômicos e financeiros”.

Ao mesmo tempo, a profissão envolve tarefas de difícil automação, como “assessorar a gestão empresarial”, “intermediar acordos com os sindicatos” e “demonstrar flexibilidade”. Por isso, as análises destacaram que a probabilidade de automação, nesse caso, não é, de fato, um valor mediano. Isso significa que há habilidades mais ou menos complexas intrínsecas à mesma classe de trabalho e outras que podem perfeitamente ser automatizadas.

O coordenador da pesquisa e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da UnB, Pedro Henrique Melo Albuquerque, afirma que o resultado, ainda que assuste, está dentro do esperado pelo grupo de pesquisa e em consonância com os panoramas traçados no cenário internacional. “O Brasil apresenta probabilidade de automação bastante parecida com a de países europeus, com os Estados Unidos e com vizinhos como Uruguai”, destaca Albuquerque.

De acordo com a pesquisa, desde 2016, o número de empregados para as CBOs caracterizadas como possuindo alto nível de automação aumenta ao longo dos anos. Caso a curva ascendente de profissionais dedicados a funções altamente substituíveis por novas tecnologia se concretize, cenários distintos surgem no horizonte dos trabalhadores.

A projeção otimista é que as empresas continuem investindo em capital humano e empregando essa grande parcela da população. A outra possibilidade, caso as empresas decidam por automatizar as profissões com alta chance de automação, é que aproximadamente 30 milhões de empregos sejam colocados em risco até 2026.

“Esse cenário é o mais pessimista. Foi traçado levando em conta que nenhuma providência seja tomada. Porém, não pode ser descartado de maneira alguma, já que a automação é muito positiva para as empresas”, avisa Albuquerque.

Além de refletir sobre o grau de investimento em tecnologias, é necessário analisar como o mercado se comporta e como as políticas públicas irão encarar essa questão. Por isso, o estudo realiza duas recomendações principais.

A primeira sugestão é para a necessidade de políticas públicas que invistam prioritariamente nas atividades com demanda em potencial – aquelas que necessitam ser preenchidas por trabalhadores com habilidades de difícil automação. “O desafio enfrentado pelo governo brasileiro em um futuro próximo está em lidar com esse cenário garantindo treinamento suficiente para os trabalhadores (principalmente os poucos qualificados) para atuar em outros ramos de atividades cujo nível de automação seja menor”, aponta o relatório.

A segunda é que os resultados do trabalho inspirem as organizações a remodelarem a seleção de candidatos. “Será preciso buscar profissionais mais completos, reajustando as competências requeridas”, pontua Pedro Henrique Melo Albuquerque.

No caso da contabilidade, essa é uma adequação que as grandes empresas já começaram a realizar. Há algum tempo, o mercado exige profissionais que não se satisfaçam apenas com o preenchimento das obrigações contábeis e a responder as exigências do Fisco.

Ainda que o perfil já tenha começado a mudar, o temor às novas tecnologias persiste. Contudo, para o especialista no tema, Mauro Negruni, as novas ferramentas não irão conseguir substituir todo o trabalho do profissional contábil. Pelo menos não em um futuro próximo.

A saída é investir em qualificação e não resistir às novidades. Pelo contrário, aqueles que souberem lidar com automação, robôs, softwares modernos e usar tudo a seu favor são os mais fortes concorrentes a crescer.

Robotização pode preocupar mais do que automação de tarefas

Mais do que a automação das tarefas, a crescente robotização daquelas atividades feitas apenas por seres humanos pode impactar ainda mais o mercado. Em geral, o robô não trabalha de forma tão autônoma (ou autômata, no caso das máquinas) como vemos nos filmes de ficção científica. É bastante comum que um ser humano tenha de supervisionar, orientar ou programar o trabalho do robô. Mesmo assim, eles é que devem impulsionar uma grande revolução.

O diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT, Mauro Negruni, salienta que é importante diferenciar os dois conceitos: automação e robotização. A primeira é entendida como a utilização de processos computacionais (como Inteligência Artificial e deep learning) para acelerar ou deixar automático algum dos processos da produção. “É quando as máquinas conseguem fazer coisas que os humanos não fazem”, sintetiza o especialista.

Já a robotização é todo tipo de comportamento de uma máquina ou de um programa que simula o comportamento humano. “Isso não significa que as máquinas vão eliminar a necessidade de um ser humano operando-as. Em alguns casos, sim; em outros, admito que não”, ressalta Negruni.

Se, em alguns setores, a presença de robôs já é bastante comum desde os anos 1990, como no caso das montadoras de automóveis e outros processos fabris, em áreas como a Contabilidade e a Medicina, por exemplo, elas começaram a chegar mais recentemente. Com o avanço das tecnologias, as máquinas passaram a fazer um trabalho mais minucioso e ganharam a capacidade de analisar e cruzar dados. Por isso, sua chegada à contabilidade se tornou inevitável.

Os robôs podem ser aliados na diminuição de uma das maiores dores de cabeça dos profissionais contábeis: a burocracia. Quando voltado à resolução de questões ditas operacionais, a robotização pode contribuir para garantir a geração e até mesmo o envio de informações ao Fisco com agilidade e segurança.

Contudo, ainda é preciso que todas as informações geradas pelas máquinas passem por uma análise minuciosa dos profissionais. Mesmo assim, o investimento vale a pena.

“Quando uma pessoa qualificada é colocada para fazer o trabalho braçal, o cérebro dele também fica ocupado. No caso, por exemplo, de uma conciliação bancária, que é algo simples de o robô fazer em segundos, não tem por que não repassar a responsabilidade a uma máquina, descreve o especialista. Para ele, “trata-se de liberar a mão e o cérebro humano para fazer tarefas mais nobres de raciocínio e planejamento, que são efetivamente tarefas que o ser humano gosta de fazer e se sente desafiado”.

Inovações podem se tornar positivas na atuação de contadores

As inovações podem, inclusive, servir de oportunidade aos contadores para investir o tempo na qualificação do serviço prestado. Para o diretor da Roit Consultoria e Contabilidade, Lucas Ribeiro, cabe ao profissional desenvolver habilidade para além do preenchimento das exigências fiscais. É preciso se capacitar para a utilização das máquinas a seu favor e ampliar a capacidade de oferecer um serviço realmente pertinente aos negócios.

“Os contadores brasileiros foram, ao longo do tempo, sendo moldados para atender ao Fisco, e não para atender às empresas e os empresários. Isso é o que nós propiciamos”, destaca Ribeiro. A empresa lançou, recentemente, uma fintech chamada Roit Bank, que integra as apurações fiscais aos lançamentos e classificações contábeis utilizando Inteligência Artificial.

Ribeiro explica que a ideia surgiu a partir da percepção de que as empresas enfrentavam muita dificuldade no gerenciamento das Contas a Pagar e Contas a Receber. “Em geral, elas fazem o pagamento em uma etapa, a análise fiscal em outra e a contabilidade em uma terceira etapa. E ainda tem mais uma etapa que é a gestão dos contratos que normalmente sequer é feita. O que fizemos foi desenvolver uma solução tecnológica baseada em Inteligência Artificial que integra todas essas frentes”, sintetiza.

Em vez de diminuir o número de profissionais atuantes no mercado, Ribeiro garante que o efeito deve ser exatamente o contrário. A ferramenta libera o profissional para a realização de atividades relevantes para a gestão empresarial. “O que existe de substituição e de aumento de velocidade com o uso de ferramentas tecnológicas como o Roit Bank é principalmente em atividades operacionais, e não estratégicas”, diz o especialista.

Para Ribeiro, no Brasil, o contador foi conduzido a dar foco à área fiscal, e não à área contábil. Isso ocorreu devido às características do próprio sistema tributário em que vivemos. “A partir do momento em que nós conseguimos colocar a tecnologia para executar boa parte daquilo que não agrega valor para a empresa, estamos liberando esses profissionais para que possam se dedicar ao que realmente vai agregar”, reflete.

Ele admite que não é raro que a primeira reação de clientes em potencial, tanto empresários quanto profissionais dos departamentos tributários e fiscal, não seja positiva. “Eles se preocupam com o desemprego e o boato de que não vai mais existir contabilidade.”

A resposta de Ribeiro é categórica: “Isso não existe, e a prova é que nós mesmos temos previsão de contratar mais 100 contadores ao longo deste ano. A contabilidade é extremamente necessária e tem se provado cada vez mais importante para o ambiente de negócios”.

Além de fechar o ano com uma equipe maior, a organização criada no Brasil já está entrando em um momento de internacionalização. “Fechamos, no início deste mês, a contabilidade de empresas na Holanda, usando Inteligência Artificial. Também abrimos uma unidade no Vale do Silício há pouco tempo e estamos em um processo de recrutamento de desenvolvedores por lá também para que tenhamos o melhor em tecnologia sempre”, informa Ribeiro.

Principais benefícios para as empresas e os profissionais

  1. Liberação da mão de obra. Tem muita gente que fica com medo de robotizar ou de participar de um projeto de robotização temendo a perda do espaço na empresa. Porém, os ganhos são operacionais. Quem realiza apenas esse tipo de tarefa realmente precisa ficar atento e buscar qualificação.
  2. Maior aproveitamento de recursos computacionais. Você pode ganhar tempo de trabalho ao colocar o robô para realizar parte do serviço em horários alternativos. Algo bastante comum é aproveitar a madrugada para fazer isso, quando os servidores estão mais livres e a velocidade de processamento da informação é enorme.
  3. Segurança e padronização das informações geradas. O robô segue padrões únicos e bem estabelecidos para o processamento de dados contábeis e tributários. Esse padrão pode ser criado em conjunto com as empresas e/ou profissionais envolvidos de acordo com o seu desejo e necessidades.

Fonte: Mauro Negruni/Decision IT – Jornal do Comércio

Powered by WPeMatico

Política de Privacidade
  1. Introdução

Nós somos comprometidos com a segurança dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade durante toda a sua jornada dentro do Beatriz Madeiras, desde quando você realiza o cadastro na nossa plataforma até o suporte quando você se torna nosso cliente! O tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar a você os nossos serviços e ao continuar utilizando esta plataforma você está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo e nos termos desta Política de Privacidade ("Política"). Você, ao aceitar os termos desta Política, concorda, expressamente, em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será responsável pelos danos, diretos ou indiretos, que cause fornecendo dados falsos ao Beatriz Madeiras ou a terceiros. Para saber mais informações acerca das condutas esperadas dos usuários Beatriz Madeiras acesse nosso Termos e Condições de Uso.

Esta Política se aplica à todos Usuários do Beatriz Madeiras. O acesso ou uso da plataforma Beatriz Madeiras por menores de 18 anos não emancipados é expressamente proibido. Ao utilizar o Beatriz Madeiras você garante que é capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

  1. Quais dados nós coletamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD considera dados pessoais aqueles que identificam ou tornam uma pessoa identificável. Nós coletamos os dados pessoais necessários para prestar nossos serviços e ofertar produtos a você. Para isso coletamos: Dados de identificação – São os dados que identificam você como o seu nome completo, e-mail, telefone, endereço, CEP, CPF, RG, data de nascimento e senha. Dados de navegação – São os dados que são gerados através do uso de nossas plataformas, como: endereço IP, provedor de navegação, conexão de rede, cookies, dados de geolocalização quando autorizados em seu dispositivo, sistema operacional de seu dispositivo, desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, serviços acessados, interações realizadas e ID do seu dispositivo. Dados de terceiros – São os dados que podemos obter através de fontes públicas, prestadores de serviços ou de nossos parceiros, sempre de acordo com a legislação brasileira, por exemplo: seu histórico de crédito, scores gerados por bureaus de crédito, restrições financeiras, dados necessários para viabilizar operações financeiras, realizar a complementação de dados informados e atender às suas demandas. Você pode consultar as Políticas de Privacidade dos terceiros com os quais interage nos próprios websites desses. Dados biométricos – São os dados necessários para garantir a validação da sua identidade e prevenir que não ocorram fraudes em seu nome, por exemplo: a selfie que pedimos que você tire junto ao seu documento oficial para certificarmos a sua identidade. Os dados biométricos são considerados dados sensíveis e quando formos realizar o tratamento desses dados avisaremos você.

  1. Para que nós utilizamos os seus dados?

Para identificar e autenticar você adequadamente em nossa plataforma. Para manter seu cadastro atualizado e contatarmos você por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros meios de comunicação.• Para cumprir com os termos e condições desta Política bem como os Termos de Uso de nossos produtos e serviços.• Para atender às suas solicitações e dúvidas em nossos canais de atendimento.• Para informar você sobre as novidades, novas funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes do Beatriz Madeiras.• Para enviar mensagens sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.• Para conhecer você, continuar inovando, aprimorando e desenvolvendo nossos produtos.• Para informar você sobre mudanças em nossos termos, serviços ou políticas (incluindo esta Política). • Para melhorar cada vez mais a sua experiência de uso em nossas plataformas.• Para produzirmos estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos apropriados e necessários para oferecer à você nossos serviços, sendo que, sempre que possível, os seus dados serão anonimizados para essas finalidades.• Para exibir publicidade a você nas nossas plataformas ou em sites terceiros.• Para customizar os conteúdos e a publicidade que mostramos em nossas plataformas.• Para recomendar a você nossos serviços e produtos, incluindo serviços de terceiros que possam ser do seu interesse.• Para criar um perfil sobre você, personalizando a sua experiência em nossos serviços.• Para monitorar atividades e tendências de uso.• Para mensurar interações e audiência dos Serviços.• Para reconhecer e acompanhar a sua navegação.• Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

  1. Dados pessoais necessários para a prestação de nossos serviços e ofertar produtos

  • Para confirmar e completar os seus dados, conforme a relação estabelecida com você.
  • Para prevenir fraudes e garantir a você segurança na prestação de nossos serviços e no oferecimento de nossos produtos.
  • Para execução dos contratos ou para procedimentos pré-contratuais.
  • Para atender suas demandas relacionadas a execução de nossos produtos ou serviços.
  • Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como, exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
  1. Com quem seus dados podem ser compartilhados? 

O Beatriz Madeiras poderá compartilhar os seus dados com terceiros que possuem padrões de segurança e confidencialidade adequados e aptos para proteger os seus dados. Entre esses terceiros estão: Parceiros de negócio – Podemos compartilhar os seus dados com nossos parceiros para ofertar nossos serviços à você, ampliar e desenvolver nossos negócios. Prestadores de serviços de marketing – Utilizamos serviços de marketing para oferecer à você anúncios que sejam do seu interesse, enviar e-mail marketing, telemarketing, mensagens pelo aplicativo WhatsApp, notificação instantânea de push, entre outros canais de comunicação. Prestadores de serviços de tecnologia – Podemos compartilhar seus dados para aprimorar nossas plataformas, armazenar dados e para obter suporte técnico e operacional aos nossos serviços. Bureaus de crédito, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito – Utilizamos esses serviços para processar pagamentos realizados em decorrência do uso de nossos serviços ou produtos, cumprir com obrigações contratuais, prevenir atividades ilegais, suspeitas ou fraudulentas, garantir a prevenção à fraude e a segurança dos nossos usuários. Autoridades Governamentais – Seus dados poderão ser compartilhados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para execução de contratos, para o exercício de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e para garantir a prevenção à fraude. Você – Para garantir o atendimento aos seus requerimentos e nossa transparência sobre como tratamos os seus dados pessoais.

  1. Seus direitos e como exercê-los

Confirmação de tratamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a confirmação do tratamento de seus dados pessoais. Acesso aos dados – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras o acesso aos dados pessoais que possuímos relacionados a você. Correção de dados pessoais – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a correção de dados que estão incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo corrigi-los ou complementá-los. Para realizar a correção poderemos requerer que você apresente um documento comprovando a veracidade dos novos dados informados. Anonimização, bloqueio ou eliminação – Caso os seus dados estejam sendo tratados de forma desnecessária, em excesso para a finalidade do tratamento ou em desconformidade com as disposições da LGPD, você poderá solicitar que o Beatriz Madeiras realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Para isso, deverá restar comprovado de fato que houve excesso, ausência de necessidade ou desconformidade com a LGPD nas atividades de tratamento do Beatriz Madeiras. A eliminação de dados essenciais para o uso da plataforma implicará no término de seu cadastro junto ao Beatriz Madeiras. Eliminação dos dados tratados com o consentimento – Você pode solicitar a eliminação dos dados tratados com base no seu consentimento, sendo que esses serão eliminados desde que não sejam necessários para a prestação dos nossos serviços ou para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Informação acerca do compartilhamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras informações das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o compartilhamento dos seus dados. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa – Caso seja indispensável o seu consentimento para acessar determinado produto ou serviço do Beatriz Madeiras, você pode solicitar a nós informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e quais são as negativas decorrentes desta ação. Revogação do consentimento – Caso você tenha fornecido o seu consentimento para o tratamento de dados, você poderá revogá-lo a qualquer tempo. Destacamos que isso não quer dizer que nós não podemos mais tratar os seus dados, estes poderão ser tratados de forma anonimizada ou com base em outra hipótese autorizativa legal que respalde o tratamento. Decisões automatizadas – Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de dados e a indicação dos critérios utilizados nessas decisões, observados sempre os segredos comercial e industrial do Beatriz Madeiras. Portabilidade de dados – Após a regulamentação desse direito pela Autoridade competente segundo a LGPD, você poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Caso você queira exercer algum desses direitos acima expostos, entre em contato conosco através do nosso canal. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

  1. Por quanto tempo guardamos seus dados?

Nós guardamos os seus dados pelo período necessário para desempenhar as finalidades pelas quais foram coletados, cumprir com obrigações legais ou regulatórias e exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso o Beatriz Madeiras não tenha a necessidade de manter os seus dados armazenados, eles serão objeto de anonimização ou exclusão. 

  1. Segurança dos dados

Adotamos medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados da forma mais íntegra possível. Além do compromisso dos nossos colaboradores com o sigilo e da seleção criteriosa e do monitoramento de nossos prestadores de serviço, também garantimos a proteção de seus dados através da implementação de procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para mantê-los seguros aqui no Beatriz Madeiras. Também, sempre que possível, os seus dados serão tratados de forma anônima, o que quer dizer que não será possível identificá-lo no conjunto de dados que estamos tratando.

  1. Transferência Internacional de Dados

Alguns dos dados pessoais que coletamos, ou todos eles, poderão ser objeto de transferência internacional, por exemplo, para o compartilhamento e o armazenamento em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. O Beatriz Madeiras observa todas as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

  1. Entre em contato conosco

Nós somos o Controlador dos dados pessoais que tratamos, de acordo com a LGPD, estamos identificados como: Beatriz Madeiras. Entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber comentários ou reclamações. Caso você não queira mais receber nossas comunicações de marketing por e-mail, basta você clicar no link “unsubscribe” que está disposto ao final dos e-mails que enviamos para você. Você também pode gerenciar as mensagens que recebe através do nosso gerenciador de notificações disponível tanto no aplicativo quanto na web. Lembre-se de que, mesmo desativando o recebimento de comunicações de marketing, ainda poderemos continuar entrando em contato com você para realizar demais comunicações referentes à produtos ou serviços Beatriz Madeiras que você utiliza.

  1. Mudanças na Política de Privacidade

Buscamos constantemente melhorar nossa Política e aprimorar nossos produtos e serviços para você, essas mudanças poderão ser refletidas nesta página. Por isso, antes de usar os nossos serviços dê sempre uma olhadinha aqui! Nós avisaremos você sobre as alterações que fizermos, seja através do envio de e-mail, mensagem pelo aplicativo Whatsapp, notificação instantânea (push) ou por outros meios. Isso implica que você está ciente e têm conhecimento dos termos aqui dispostos.