Logomarca

BLOG

Preços no atacado caem menos e IGP-M recua 0,51% na 1ª prévia de junho, diz FGV

Imagem Destaque Preços no atacado caem menos e IGP-M recua 0,51% na 1ª prévia de junho, diz FGV

Preços no atacado caem menos e IGP-M recua 0,51% na 1ª prévia de junho, diz FGV
Osni Alves Jr.

IGPMA queda menor dos preços no atacado levaram o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) a registrar menor variação negativa na primeira prévia de junho, a 0,51%, depois do recuo de 0,89% no mesmo período de abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, 9.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 1,07% no período, contra 1,37%. O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral.

Somente os preços dos produtos agropecuários caíram 0,61%, deixando para trás a queda de 1,80% na primeira prévia de maio.

A pressão ao consumidor, por sua vez, aumentou no período uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem peso de 30% no índice geral, acelerou a alta na primeira prévia de junho a 0,13%, contra 0,03% no mesmo período de maio.

A FGV destacou que o grupo Habitação subiu 0,50% na primeira prévia de junho, contra queda de 0,17% no mesmo período do ano anterior, com forte influência do avanço de 3,32% da tarifa de eletricidade residencial.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, teve alta de 1,43%, depois de recuar 0,06% na primeira leitura de maio.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

O post Preços no atacado caem menos e IGP-M recua 0,51% na 1ª prévia de junho, diz FGV apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico