Logomarca

BLOG

PGFN quer adotar call center para cobrar dívida ativa

Imagem Destaque PGFN quer adotar call center para cobrar dívida ativa

PGFN quer adotar call center para cobrar dívida ativa
Redação Portal Contábil SC

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) poderá recorrer ao uso de call centers para tentar reduzir o atual estoque da dívida ativa da União, de R$ 1,8 trilhão. A medida é estudada pela divisão que cuida da recuperação de créditos no órgão.

“Temos que fazer o que outros ‘players’ fazem. Existe uma concorrência em torno do patrimônio”, afirma Cristiano Neuenschwander, coordenador-geral da dívida-ativa da União. De acordo com o procurador, o devedor inscrito na dívida ativa também deve para outros entes. “Se não usarmos outras armas, ficamos para trás.”

A ideia é implantar o uso de call centers até o fim do ano. Antes disso, porém, há alguns passos a seguir. O primeiro é assinar um acordo de cooperação com o Banco do Brasil para estudar os resultados com as dívidas referentes a crédito rural. Para esses débitos, há parceria para, desde 2009, usar call centers.

Após o estudo, se confirmado o benefício do mecanismo de cobrança, será necessário fazer uma licitação para a contratação. Ainda assim, o coordenador considera ser possível começar a usar call center neste ano.

De acordo com o procurador, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) recomenda o uso de call centers na cobrança de dívidas por países integrantes. “É considerada uma boa prática”, diz.

A medida é uma entre várias tentativas da PGFN de recuperar créditos inscritos em dívida ativa. Uma das últimas parcerias foi assinada em janeiro com a Serasa e está em fase de implantação. O acordo prevê compartilhamento recíproco de informações dos bancos de dados entre as entidades.

Pela medida, a PGFN vai receber da Serasa endereços e telefones daqueles que devem à União. As informações serão usadas na pesquisa e localização desses devedores. A Serasa também vai informar quais são os contribuintes com registro de falência ou recuperação judicial. A PGFN vai oferecer à Serasa seu banco de dados das inscrições em dívida ativa.

Fonte: Valor Econômico

O post PGFN quer adotar call center para cobrar dívida ativa apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico