Logomarca

BLOG

Inscrições para Missão Web Summit Rio 2025 terminam na próxima segunda (24)

Imagem Destaque Inscrições para Missão Web Summit Rio 2025 terminam na próxima segunda (24)

Inscrições para Missão Web Summit Rio 2025 terminam na próxima segunda (24)
rafaelbaldo

Com objetivo de impulsionar as startups brasileiras no mercado internacional, o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) se uniram para selecionar negócios inovadores e escaláveis para o Web Summit Rio 2025. Ao todo, 100 startups vão ter oportunidade de participar de um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, com oportunidades de networking internacional, conexão com investidores e participação no Pavilhão Brasil, junto com a delegação brasileira. Para isso, devem se inscrever até a próxima segunda-feira (24) na Missão Web Summit Rio 2025.

Podem participar startups de base tecnológica com soluções escaláveis ou empresas de base tecnológica e/ou inovadoras que possuam MVP, solução ou produto próprio, pronto para comercialização. Além disso, é preciso ter CNPJ e operação no Brasil com faturamento no ano passado, entre outros requisitos. As empresas interessadas deverão preencher o formulário de inscrição na plataforma Sebrae Startups. A divulgação dos resultados está prevista para 14 de março.

O processo de inscrição é realizado por grupos de participação, de acordo com o regulamento. São eles: Programas de Startups do Web Summit (20 vagas como expositoras), Exporta Mais Inovação (20 vagas com direito a mentorias especializadas e pitch no minipalco para hubs de inovação internacionais convidados) e Grupo Geral (60 vagas com direito a participação em atividades prévias on-line). Para garantir a inclusão e diversidade entre os participantes, serão reservadas 30% das vagas a startups lideradas por mulheres, startups de favelas ou comunidades urbanas e das regiões Norte e Nordeste.

As selecionadas vão integrar a delegação brasileira no Pavilhão Brasil, onde poderão participar de momentos de conexão e preparação nos estandes do Sebrae e da ApexBrasil. A head de startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, ressalta que a seleção vai priorizar empresas que estejam em fase de tração e que os integrantes tenham capacidade de se comunicar em inglês.

“No momento da inscrição é exigido o envio de um pitch deck, como um vídeo falado em inglês, cujo objetivo é evidenciar que a startup, caso selecionada, consiga gerar negócios com os hubs internacionais que estarão no Web Summit”, enfatiza.

Foto: Apex Brasil.

Preparação é fundamental

O Web Summit Rio 2025 ocorrerá de dias 27 a 30 de abril , no Rio de Janeiro, em sua 3ª edição. No ano passado, foram mais de 34 mil pessoas participantes, incluindo mais de 500 palestrantes e mais de mil startups. Uma delas é a Fastdezine, que oferece soluções personalizadas para empresas ao redor do mundo, com foco em design, branding, marketing digital, entre outros serviços. Atualmente já atua em 21 países e recentemente criou a Presto, spin-off voltada para conectar tomadores de decisão de empresas com o mercado B2B em plataformas como o LinkedIn.

A co-fundadora da startup, Úrsula Aleixo, conta que a participação do Web Summit Rio 2024 como expositor rendeu muitas vendas tanto para startups estrangeiras quanto para brasileiras. Segundo ela, o sucesso foi fruto de uma preparação prévia. “Quase dois meses antes, fizemos as prospecções de potenciais clientes e conexões ativas por meio de diversos canais.”, revela.

Segundo ela, é muito importante que a startup tenha um time preparado para participar de um evento dessa magnitude. “Participar de um evento com 40 mil pessoas sem se preparar é procurar agulha no palheiro. Tem que ter uma clareza dos objetivos, mapear as pessoas e desenhar um processo”, frisa. Úrsula acrescenta que ao investir em eventos é preciso ter em mente um retorno, seja ele uma conexão com investidor ou com parceiro, além de reconhecimento da marca e vendas.

Powered by WPeMatico