Logomarca

BLOG

86% das empresas do país possuem alguma irregularidade

Imagem Destaque 86% das empresas do país possuem alguma irregularidade

86% das empresas do país possuem alguma irregularidade
Redação Portal Contábil SC

São problemas que, na prática, as impedem de obter certidão negativa de débito, documento necessário para conseguir financiamentos e para participar de licitações

Lindolfo Paiva tem uma rede de franquias com 77 unidades. Para dar conta da documentação e dos impostos, contratou três escritórios de contabilidade e montou um departamento jurídico. Mas, na semana passada, soube que sua empresa estava operando de maneira irregular, segundo apontamentos no site da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo.

“Não consigo imaginar onde ou como estou devendo”, afirma. “Não acho que seja (falta de pagamento de) imposto. Deve ser algum papel que a contabilidade deixou de entregar”, explica ele, que diz sempre participar de licitações e, para evitar problemas, retirar pelo menos duas vezes por ano certidões negativas de débitos.

“Mesmo assim, algumas vezes eu quase perdi o prazo porque foram apontados débitos que, como agora, não sabíamos explicar.”

Segundo pesquisa da FGV-SP, Lindolfo Paiva não é exceção, mas regra.

A quantidade de documentos, alvarás, taxas e também a inadimplência motivada pela queda no faturamento das empresas, consequência da recessão econômica, fazem com que 86% das quase 18 milhões de empresas brasileiras ativas tenham pendências com os órgãos de fiscalização municipais (secretarias da Fazenda), federais (Receita Federal) ou com o FGTS.

Fonte: Estadão Conteúdo

O post 86% das empresas do país possuem alguma irregularidade apareceu primeiro em Portal Contábil SC.

Powered by WPeMatico