Logomarca

BLOG

Juntos pelo Agro amplia atuação para mais oito estados

Imagem Destaque Juntos pelo Agro amplia atuação para mais oito estados

Juntos pelo Agro amplia atuação para mais oito estados
marcialopez

Os estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Rondônia e Minas Gerais passarão a receber as ações do projeto Juntos Pelo Agro, uma iniciativa do Sebrae em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (29), em Brasília, durante o encontro de gestores que contou com a apresentação dos resultados da ação em Goiás, Tocantins, Paraíba e Bahia, localidades que promoveram o projeto-piloto da ação voltada para a cadeia do leite.

Ainda em execução, a meta de atendimento é de cerca de três mil produtores rurais nos quatro estados que estão recebendo assistência técnica, diagnósticos, orientações sobre planejamento, adequação tecnológica, capacitação e treinamento para incremento da produtividade, competividade e rentabilidade. A partir de agora, o projeto englobará as cadeias café, mel, peixe e frutas, com previsão de atender mais sete mil agricultores até o fim deste ano – totalizando 10 mil atendimentos nos 12 estados.

Dirigentes e gestores do Sebrae, da CNA e do Senar. Foto: ASN.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, participou do evento e exaltou o sucesso da parceria com o CNA/Senar em tão pouco tempo. “Quando nos reunimos, acreditamos que era possível realizar este projeto, por isso deu certo e terá ainda mais impacto com esta ampliação. São milhões de produtores que precisam da nossa parceria. Não temos motivos para ficar parados.”

O assunto é prioridade para o Sebrae, segundo o diretor. “As duas entidades são apaixonadas pela causa e o resto será somente consequência do nosso trabalho. Vamos fazer mais esta etapa dar certo. Quando acionamos a nossa força nacionalmente, quando a gente joga junto, damos conta do recado”, afirmou. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, complementou a fala do dirigente do Sebrae. “Significa um volume de problemas enormes que ajudaremos a resolver. Precisamos identificar estes agricultores para que eles façam parte deste colchão de apoio que estamos construindo e de um movimento de geração de renda no setor rural. São 5 milhões de produtores para atendermos em todo o país. Tenho a certeza de que podemos avançar mais rápido do que estamos prevendo”, projetou.

De acordo com o gerente de Acesso a Mercados do Sebrae, Ivan Hussni, o Juntos pelo Agro busca atualizar seus conteúdos para se adequar à linguagem dos pequenos produtores. “Conteúdo não falta. Devemos analisar a forma e isso nos estimula a pensar em um modelo integrado. Vamos aperfeiçoando este projeto durante o percurso”, explicou. “Essa junção de esforços vai trazer mais qualidade de vida para os pequenos produtores, que já passam por tantas dificuldades. São inúmeras ferramentas que as duas Casas têm e que apoiam o produtor nesta caminhada”, completou Claudia Stehling, coordenadora nacional de Agronegócios do Sebrae.

Juntos Pelo Agro

O projeto-piloto é uma iniciativa que busca impulsionar o setor e promover o desenvolvimento rural, por meio da melhoria do ambiente de negócios. O papel do Sebrae na parceria é capacitar os produtores em gestão, agregação de valor, oportunidades de mercado, inovação e tecnologia.

Powered by WPeMatico