Logomarca

BLOG

Especial Dia do Contador: A contabilidade e os relatos que vão impulsionar a agenda ESG

Imagem Destaque Especial Dia do Contador: A contabilidade e os relatos que vão impulsionar a agenda ESG

Especial Dia do Contador: A contabilidade e os relatos que vão impulsionar a agenda ESG
Portal Contábil SC

A urgência em combater mudanças climáticas tem impulsionado inúmeras instituições, públicas e privadas, ao redor do mundo, a adotarem medidas que sejam mais sustentáveis, sociais, econômicas e responsáveis. E o que isso tem a ver com a contabilidade? Atualmente, tudo.

Para continuarmos com as homenagens ao Dia do Contador, a ser comemorado no próximo dia 22 de Setembro, separamos um tema que tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente organizacional, como também nomeio contábil, em que os impactos ambientais estão diretamente ligados à produção de relatórios financeiros e fiscais de uma empresa e, também, ao seu valor de mercado.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 45% das emissões de carbono devem ser reduzidas até 2030, e a intenção é que sejam zeradas até 2050. Essa proposta está em desenvolvimento pela Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que conta com metas a serem atingidas no âmbito social e ambiental em todo o globo.

Por isso, as boas práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) influenciam a gestão de inúmeros negócios ao redor do mundo. A sigla ESG e a sua aplicabilidade têm sido motivo de valor mercadológico, apontadas por grandes investidores como indispensáveis, sendo fator decisivo inclusive para negociações e garantia de futuro no mercado financeiro. No entanto, essas boas práticas vão além da sustentabilidade e da governança, precisam também abranger o social.

Um caminho sem volta, daqui para frente, os valores ESG se tornaram indispensáveis na garantia de que as instituições cumpram as suas funções de negócio sem desrespeitar o meio e as relações com as quais estão envolvidas. É o que o professor do Departamento de Contabilidade e Atuária, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Flores, ressaltou em entrevista ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para ele, “os relatórios corporativos, considerando-se um enfoque especial para os relatórios de sustentabilidade, têm deixado de ser comunicações proforma ou até mesmo voluntárias, no sentido de descompromissadas, com o retrato de uma posição corporativa efetiva, para se tornarem efetivas fontes comunicacionais com o condão de alertar credores, investidores, entre outros agentes”, esclareceu.

Enquanto isso, a contabilidade, na qualidade de ciência social, tem passado, principalmente neste último século, por mudanças profundas para se manter em acordo com as mudanças tecnológicas e sociais. E os investidores passaram a analisar, ainda mais, a forma como as empresas estão lidando com os seus assuntos tributários, principalmente em como são mostrados os índices administrativos e os aspectos da agenda ESG.

Relato Integrado e a perspectiva do contador

Se o profissional da contabilidade colocar sua experiência a serviço desse novo conceito de sustentabilidade, a humanidade inteira irá se beneficiar com isso, foi o que a coordenadora geral da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado, Vania Borgerth, contou ao CFC. “Não se trata de forçar o contador a se tornar um especialista em sustentabilidade, mas é muito mais fácil se o contador estiver liderando essa nova modalidade de reporte”, ressaltou.

A prática de registrar o desempenho da empresa diante dos objetivos de sustentabilidade é uma das exigências no cumprimento da agenda ESG, ao criar uma relação de confiança significativa que reflita na forma de ver dos investidores e, assim, há uma necessidade cada vez mais intensa em padronizar e resguardar essa confiabilidade.

Por isso, a criação do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), estabelecida por meio da Resolução CFC n.º 1.670, de 9 de junho de 2022, vem com o objetivo de estudo, preparo e emissão de documentos técnicos sobre padrões de divulgação sobre sustentabilidade e a divulgação de informações dessa natureza em âmbito nacional, levando sempre a adoção de padrões internacionais que são editados pelo International Sustainability Standard Board (ISSB), o que, segundo Eduardo Flores, foi uma célere resposta à Fundação International Financial Reporting Standards (IFRS).

Uma informação dada por Borgerth ressaltou que a criação do CBPS é uma mensagem clara e estratégica que o Brasil está dando ao mundo sobre já estar preparado para a padronização dos reportes ESG. “O Brasil certamente saiu na frente, o que resultará em maior celeridade ao processo”, completou.

Para Flores, o ISSB não tenta reinventar ou criar normas partindo-se do zero, afinal muitos conteúdos normativos de qualidade são elaborados, porém não têm sido adotados como esperado. Ele citou o exemplo das normas Task Force on Climate Related Financial Disclosures (TCFD), que lidam com a divulgação de efeitos de ordem climática e que foram colocados para audiência pública este ano pelo ISSB na forma de minutas.

“Esses protótipos de normas já estavam prontos e o ISSB os alavancou por meio do seu processo de consulta pública. Portanto, é pouco concebível a ideia de que nos próximos anos esses documentos passarão ao largo dos que negociam com as organizações. Antes, pelo contrário, o que tem se percebido é que, cada vez mais, algumas empresas e os seus departamentos de contabilidade estão se esforçando para compreender as informações de ESG demandadas pelos usuários dos relatórios corporativos e se empenhando para fornecer tais informações”, ressaltou.

A proposta do Relato Integrado tem exigido que empresas procurem o efeito de conscientização sobre as políticas de sustentabilidade. Para Vania Borgerth, esse processo faz com que as instituições se beneficiem das oportunidades em decorrência de uma gestão mais responsável com estímulos à inovação e à criatividade, assim, “ignorar a informação ESG é um grave dano ao conceito de transparência”, apontou, no entanto, é preciso utilizar de critérios e segurança para a criação da narrativa da informação no contexto ESG.

“A solução encontrada para garantir a confiabilidade desejada é o seu cruzamento com a informação financeira, proposta pelo Relato Integrado. O uso da informação contábil como âncora certamente facilitará o desenvolvimento de normas de reporte, ética e auditoria aproveitando os princípios fundamentais já existentes para evitar a perda de tempo e os ‘tropeços’ geralmente encontrados no desenvolvimento de qualquer parâmetro para o qual não se tem histórico ou experiência”, detalhou.

O papel do contador em organizações com práticas ESG

Em um aspecto geral, as instituições possuem particularidades e até as pequenas empresas possuem impactos sobre as questões ESG. Apesar de menores, é importante salientar que tem sido necessário prestar informações de natureza sustentável e, também, de seus recursos financeiros.

De certo, as grandes organizações precisam ser ainda mais cautelosas, para que possam usar a seu favor as informações ESG, Flores analisou, quando questionado sobre a utilização de relatos e dados no engajamento da agenda na perspectiva de obtenção de lucros, que tópicos de governança podem privilegiar a constituição de linhas de defesas sólidas para inibir práticas administrativas em desalinho com o propósito empresarial.

Para ele, “iniciativas concretas têm demonstrado reduções nas taxas de juros de títulos de dívidas de empresas com padrões ESG mais elevados (green bonds). Observando-se fundos de investimento que excluem dos seus portfólios de alocações de recursos de companhias que não consideram comprometimentos com questões relacionadas ao clima”, exemplificou.

Já para Borgerth, nós estamos vivendo um momento em que surge uma conscientização sobre a verdade de que finanças e sustentabilidade nunca estiveram separadas. “Decisões financeiras sempre tiveram impactos positivos e negativos sobre questões ESG. A necessidade de reportar exigirá que as empresas procurem tais efeitos, se beneficiem das oportunidades e preservem o seu valor, ou mitiguem os danos que não puderem ser evitados”, afirmou.

A análise de relatórios fiscais realizados sob a óptica ESG tem o potencial de elucidar questões globais na perspectiva e propósitos de uma empresa, gerando confiança, agregando oportunidade. O papel do contador, nesta nova era de propósitos sustentáveis e sociais, é apresentar uma oportunidade para que os relatórios representem a positividade de um negócio, mostre a gestão responsável em estímulo a novas perspectivas e ações. Flores finaliza ao ser questionado sobre o papel do contador diante do contexto ESG e detalha que contadores gozam de prestígio e credibilidade sociais no tocante a elaboração de relatórios que visem informar os decisores.

“Aliar a contemporânea demanda de informações ESG à tradição histórica e robusta dos contadores de se produzir normas voltadas à informação empresarial cumpre uma dupla função, sendo que  permite que a informação ESG logre posições de robustez na sua concepção e asseguração na sua verificabilidade – atributos cobrados por agentes de mercado conquanto a tais informações; e possibilita que os profissionais da informação contábil prestem uma vez mais a sua contribuição para formação de sociedades mais justas e inclusivas”, finalizou.

Um conjunto de práticas que serão indispensáveis para que o contador possa gerar relatórios financeiros e reportar informações de forma transparente, estratégica e padronizada, em uma nova era de metas sustentáveis e sociais.

Primeira reunião do CBPS

Amanhã (22), acontecerá a primeira reunião do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), no horário das 9h às 12h.

Na ocasião, ocorrerá a posse dos novos membros do Comitê e suas coordenadorias, e serão apresentadas a logomarca e os documentos legais do CBPS e da Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS). Eduardo Flores e Vania Borgerth farão parte do Comitê e junto com eles outros dozes profissionais.

 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Powered by WPeMatico

Política de Privacidade
  1. Introdução

Nós somos comprometidos com a segurança dos seus Dados Pessoais e da sua privacidade durante toda a sua jornada dentro do Beatriz Madeiras, desde quando você realiza o cadastro na nossa plataforma até o suporte quando você se torna nosso cliente! O tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar a você os nossos serviços e ao continuar utilizando esta plataforma você está ciente e concorda com o tratamento de seus dados pessoais de acordo e nos termos desta Política de Privacidade ("Política"). Você, ao aceitar os termos desta Política, concorda, expressamente, em fornecer apenas dados pessoais verdadeiros, atuais e precisos na utilização dos nossos produtos ou serviços. Você será responsável pelos danos, diretos ou indiretos, que cause fornecendo dados falsos ao Beatriz Madeiras ou a terceiros. Para saber mais informações acerca das condutas esperadas dos usuários Beatriz Madeiras acesse nosso Termos e Condições de Uso.

Esta Política se aplica à todos Usuários do Beatriz Madeiras. O acesso ou uso da plataforma Beatriz Madeiras por menores de 18 anos não emancipados é expressamente proibido. Ao utilizar o Beatriz Madeiras você garante que é capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil.

  1. Quais dados nós coletamos?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD considera dados pessoais aqueles que identificam ou tornam uma pessoa identificável. Nós coletamos os dados pessoais necessários para prestar nossos serviços e ofertar produtos a você. Para isso coletamos: Dados de identificação – São os dados que identificam você como o seu nome completo, e-mail, telefone, endereço, CEP, CPF, RG, data de nascimento e senha. Dados de navegação – São os dados que são gerados através do uso de nossas plataformas, como: endereço IP, provedor de navegação, conexão de rede, cookies, dados de geolocalização quando autorizados em seu dispositivo, sistema operacional de seu dispositivo, desempenho do provedor, da rede e do dispositivo, serviços acessados, interações realizadas e ID do seu dispositivo. Dados de terceiros – São os dados que podemos obter através de fontes públicas, prestadores de serviços ou de nossos parceiros, sempre de acordo com a legislação brasileira, por exemplo: seu histórico de crédito, scores gerados por bureaus de crédito, restrições financeiras, dados necessários para viabilizar operações financeiras, realizar a complementação de dados informados e atender às suas demandas. Você pode consultar as Políticas de Privacidade dos terceiros com os quais interage nos próprios websites desses. Dados biométricos – São os dados necessários para garantir a validação da sua identidade e prevenir que não ocorram fraudes em seu nome, por exemplo: a selfie que pedimos que você tire junto ao seu documento oficial para certificarmos a sua identidade. Os dados biométricos são considerados dados sensíveis e quando formos realizar o tratamento desses dados avisaremos você.

  1. Para que nós utilizamos os seus dados?

Para identificar e autenticar você adequadamente em nossa plataforma. Para manter seu cadastro atualizado e contatarmos você por telefone, e-mail, WhatsApp ou outros meios de comunicação.• Para cumprir com os termos e condições desta Política bem como os Termos de Uso de nossos produtos e serviços.• Para atender às suas solicitações e dúvidas em nossos canais de atendimento.• Para informar você sobre as novidades, novas funcionalidades, conteúdos, notícias e demais eventos relevantes do Beatriz Madeiras.• Para enviar mensagens sobre os nossos produtos ou serviços que possam ser do seu interesse.• Para conhecer você, continuar inovando, aprimorando e desenvolvendo nossos produtos.• Para informar você sobre mudanças em nossos termos, serviços ou políticas (incluindo esta Política). • Para melhorar cada vez mais a sua experiência de uso em nossas plataformas.• Para produzirmos estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos apropriados e necessários para oferecer à você nossos serviços, sendo que, sempre que possível, os seus dados serão anonimizados para essas finalidades.• Para exibir publicidade a você nas nossas plataformas ou em sites terceiros.• Para customizar os conteúdos e a publicidade que mostramos em nossas plataformas.• Para recomendar a você nossos serviços e produtos, incluindo serviços de terceiros que possam ser do seu interesse.• Para criar um perfil sobre você, personalizando a sua experiência em nossos serviços.• Para monitorar atividades e tendências de uso.• Para mensurar interações e audiência dos Serviços.• Para reconhecer e acompanhar a sua navegação.• Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

  1. Dados pessoais necessários para a prestação de nossos serviços e ofertar produtos

  • Para confirmar e completar os seus dados, conforme a relação estabelecida com você.
  • Para prevenir fraudes e garantir a você segurança na prestação de nossos serviços e no oferecimento de nossos produtos.
  • Para execução dos contratos ou para procedimentos pré-contratuais.
  • Para atender suas demandas relacionadas a execução de nossos produtos ou serviços.
  • Para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, bem como, exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.
  1. Com quem seus dados podem ser compartilhados? 

O Beatriz Madeiras poderá compartilhar os seus dados com terceiros que possuem padrões de segurança e confidencialidade adequados e aptos para proteger os seus dados. Entre esses terceiros estão: Parceiros de negócio – Podemos compartilhar os seus dados com nossos parceiros para ofertar nossos serviços à você, ampliar e desenvolver nossos negócios. Prestadores de serviços de marketing – Utilizamos serviços de marketing para oferecer à você anúncios que sejam do seu interesse, enviar e-mail marketing, telemarketing, mensagens pelo aplicativo WhatsApp, notificação instantânea de push, entre outros canais de comunicação. Prestadores de serviços de tecnologia – Podemos compartilhar seus dados para aprimorar nossas plataformas, armazenar dados e para obter suporte técnico e operacional aos nossos serviços. Bureaus de crédito, provedores de meios de pagamento, integradores de meios de pagamento e empresas de cartões de crédito – Utilizamos esses serviços para processar pagamentos realizados em decorrência do uso de nossos serviços ou produtos, cumprir com obrigações contratuais, prevenir atividades ilegais, suspeitas ou fraudulentas, garantir a prevenção à fraude e a segurança dos nossos usuários. Autoridades Governamentais – Seus dados poderão ser compartilhados para cumprir com obrigações legais ou regulatórias, para execução de contratos, para o exercício de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais e para garantir a prevenção à fraude. Você – Para garantir o atendimento aos seus requerimentos e nossa transparência sobre como tratamos os seus dados pessoais.

  1. Seus direitos e como exercê-los

Confirmação de tratamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a confirmação do tratamento de seus dados pessoais. Acesso aos dados – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras o acesso aos dados pessoais que possuímos relacionados a você. Correção de dados pessoais – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras a correção de dados que estão incompletos, inexatos ou desatualizados, podendo corrigi-los ou complementá-los. Para realizar a correção poderemos requerer que você apresente um documento comprovando a veracidade dos novos dados informados. Anonimização, bloqueio ou eliminação – Caso os seus dados estejam sendo tratados de forma desnecessária, em excesso para a finalidade do tratamento ou em desconformidade com as disposições da LGPD, você poderá solicitar que o Beatriz Madeiras realize a anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados. Para isso, deverá restar comprovado de fato que houve excesso, ausência de necessidade ou desconformidade com a LGPD nas atividades de tratamento do Beatriz Madeiras. A eliminação de dados essenciais para o uso da plataforma implicará no término de seu cadastro junto ao Beatriz Madeiras. Eliminação dos dados tratados com o consentimento – Você pode solicitar a eliminação dos dados tratados com base no seu consentimento, sendo que esses serão eliminados desde que não sejam necessários para a prestação dos nossos serviços ou para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias. Informação acerca do compartilhamento – Você pode solicitar ao Beatriz Madeiras informações das entidades públicas e privadas com as quais tenha sido realizado o compartilhamento dos seus dados. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa – Caso seja indispensável o seu consentimento para acessar determinado produto ou serviço do Beatriz Madeiras, você pode solicitar a nós informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e quais são as negativas decorrentes desta ação. Revogação do consentimento – Caso você tenha fornecido o seu consentimento para o tratamento de dados, você poderá revogá-lo a qualquer tempo. Destacamos que isso não quer dizer que nós não podemos mais tratar os seus dados, estes poderão ser tratados de forma anonimizada ou com base em outra hipótese autorizativa legal que respalde o tratamento. Decisões automatizadas – Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base no tratamento automatizado de dados e a indicação dos critérios utilizados nessas decisões, observados sempre os segredos comercial e industrial do Beatriz Madeiras. Portabilidade de dados – Após a regulamentação desse direito pela Autoridade competente segundo a LGPD, você poderá solicitar a portabilidade dos seus dados pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto. Caso você queira exercer algum desses direitos acima expostos, entre em contato conosco através do nosso canal. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas e colocar você no controle dos seus dados pessoais.

  1. Por quanto tempo guardamos seus dados?

Nós guardamos os seus dados pelo período necessário para desempenhar as finalidades pelas quais foram coletados, cumprir com obrigações legais ou regulatórias e exercer direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Caso o Beatriz Madeiras não tenha a necessidade de manter os seus dados armazenados, eles serão objeto de anonimização ou exclusão. 

  1. Segurança dos dados

Adotamos medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados da forma mais íntegra possível. Além do compromisso dos nossos colaboradores com o sigilo e da seleção criteriosa e do monitoramento de nossos prestadores de serviço, também garantimos a proteção de seus dados através da implementação de procedimentos físicos, eletrônicos e administrativos adequados para mantê-los seguros aqui no Beatriz Madeiras. Também, sempre que possível, os seus dados serão tratados de forma anônima, o que quer dizer que não será possível identificá-lo no conjunto de dados que estamos tratando.

  1. Transferência Internacional de Dados

Alguns dos dados pessoais que coletamos, ou todos eles, poderão ser objeto de transferência internacional, por exemplo, para o compartilhamento e o armazenamento em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. O Beatriz Madeiras observa todas as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

  1. Entre em contato conosco

Nós somos o Controlador dos dados pessoais que tratamos, de acordo com a LGPD, estamos identificados como: Beatriz Madeiras. Entre em contato conosco através do nosso canal de atendimento. Estamos sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber comentários ou reclamações. Caso você não queira mais receber nossas comunicações de marketing por e-mail, basta você clicar no link “unsubscribe” que está disposto ao final dos e-mails que enviamos para você. Você também pode gerenciar as mensagens que recebe através do nosso gerenciador de notificações disponível tanto no aplicativo quanto na web. Lembre-se de que, mesmo desativando o recebimento de comunicações de marketing, ainda poderemos continuar entrando em contato com você para realizar demais comunicações referentes à produtos ou serviços Beatriz Madeiras que você utiliza.

  1. Mudanças na Política de Privacidade

Buscamos constantemente melhorar nossa Política e aprimorar nossos produtos e serviços para você, essas mudanças poderão ser refletidas nesta página. Por isso, antes de usar os nossos serviços dê sempre uma olhadinha aqui! Nós avisaremos você sobre as alterações que fizermos, seja através do envio de e-mail, mensagem pelo aplicativo Whatsapp, notificação instantânea (push) ou por outros meios. Isso implica que você está ciente e têm conhecimento dos termos aqui dispostos.