LIBERAÇÃO PARCIAL DE CULTOS RELIGIOSOS, SHOPPINGS, RESTAURANTES E ACADEMIAS
O governo de Santa Catarina anunciou a abertura de igrejas, centro comerciais, restaurantes e academias em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20/04). As atividades religiosas já estão liberadas nesta terça (21/04), porém com regras de distanciamento e com 30% da capacidade de público. As demais serão retomadas a partir da quarta-feira (22/04) e seguirão uma séria de normas que ainda não foram divulgadas pelo Estado.
No caso das atividades religiosas, o regramento já está concluído, com a Portaria SES nº 254/2020 publicada no Diário Oficial do Estado, e a permissão vale a partir deste dia 21/04.
Para os demais setores, a liberação ocorrerá a partir de quarta (22/04), as portarias ainda estão sendo finalizadas e devem ser publicadas no DOE ainda neste dia 21/04.
Já no município de Rio do Sul, foi publicado nesta segunda (20/04) o Decreto nº 8.986/2020, que passou a considerar como essenciais o fornecimento de refeições pelos restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e similares, bem como, as atividades físicas individuais, realizadas em logradouros públicos e academias.
Para os estabelecimentos que fornecem alimentação, será permitido o consumo no local, desde que respeitadas as seguintes medidas:
– Apenas 50% da capacidade de público;
– Disponibilização de álcool gel, sabão e toalha de papel nos sanitários e orientação aos clientes;
– Fornecimento de refeições prontas (a la carte), preferencialmente nas mesas, sendo que os clientes devem usar máscara enquanto não estão se alimentando;
– Todos os empregados devem usar máscaras;
– O ambiente deve ser mantido o mais ventilado quanto possível.
Já as academias devem observar as seguintes medidas:
– Apenas 50% da capacidade de público;
– Disponibilização de álcool gel, sabão e toalha de papel nos sanitários e orientação aos clientes;
– Distanciamento de, pelo menos, 1,5 m entre os clientes, inclusive quando estiverem realizando atividades físicas;
– Uso de máscara de proteção por parte de todos (funcionários e clientes);
– Higienização de todos os equipamentos com álcool 70% antes e depois do uso;
– Manutenção das portas e janelas abertas, proporcionando a maior ventilação possível no estabelecimento;
– Aulas em grupo continuam suspensas.
Caso o Governo Estadual e/ou a Secretaria da Saúde publiquem medidas mais restritivas quanto à liberação dos restaurantes e academias, estas deverão ser observadas.